Quem nós somos?
Tenneco é um dos principais designers, fabricantes e comercializadores de produtos automotivos do mundo para equipamentos originais e clientes de pós-venda, com aproximadamente 65.000 membros da equipe trabalhando em mais de 200 locais em todo o mundo. Por meio de nossos quatro grupos de negócios, DRiV, Performance Solutions, Clean Air e Powertrain, a Tenneco está impulsionando avanços na mobilidade global ao fornecer soluções tecnológicas para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves, caminhões comerciais, off-rodovia, industrial, automobilismo e pós-venda.
Esta posição irá trabalhar dentro do grupo de negócio DRiV. DRiV é o grupo de soluções de produtos pós-venda da Tenneco, com a missão de fornecer avanços que ajudem as pessoas a tirar o máximo proveito de cada veículo, cada passeio, cada corrida e cada viagem. Nós nos esforçamos para entregar consistentemente resultados de primeira linha por trás das soluções de produtos de marca para nossa comunidade e acionistas.
Você está pronto para se juntar a uma organização automotiva global e impulsionar sua carreira?
Estamos contratando um Analista Logística Sr para unidade de negócios DRiV com sede em Cotia, Brasil. Nesta posição ele será responsável por:
Principais responsabilidades
* Coordenar e acompanhar operações de importação e exportação, assegurando o cumprimento das normas alfandegárias e fiscais.
* Analisar documentos como invoices, packing lists, certificados de origem e conhecimentos de embarque.
* Negociar com fornecedores, clientes, despachantes aduaneiros e transportadoras para garantir prazos e custos competitivos.
* Elaborar e revisar processos de drawback, ex-tarifário e regimes especiais de importação/exportação.
* Monitorar e interpretar legislações relacionadas ao comércio exterior, propondo soluções para adequação e otimização de processos.
* Gerenciar custos logísticos, tributações e demais despesas relacionadas às operações internacionais.
* Realizar análise de mercado e identificar oportunidades de otimização nas operações de comércio exterior.
* Atuar no desenvolvimento e implementação de estratégias para melhoria da cadeia de suprimentos global.
* Apoiar auditorias internas e externas, garantindo a conformidade dos processos com normas e regulamentos aplicáveis.
* Elaborar relatórios e indicadores de desempenho para monitoramento das atividades de comércio exterior.
O que vai fazer você ter sucesso?
* Formação superior em Comércio Exterior, Relações Internacionais, Administração, Logística ou áreas correlatas.
* Experiência sólida na área de comércio exterior, preferencialmente em empresas de grande porte ou no setor industrial.
* Conhecimento avançado em legislação aduaneira, regimes especiais e tributação internacional.
* Experiência com sistemas de comércio exterior (Siscomex, Siscoserv, SAP, entre outros).
* Inglês avançado; outros idiomas serão um diferencial.
* Habilidade para negociação e comunicação com parceiros internacionais.
* Capacidade analítica e estratégica para otimização de custos e processos.
* Organização, atenção a detalhes e proatividade na resolução de problemas.
O que nós oferecemos?
Queremos fazer você se sentir bem-vindo, desafiado e inspirado. Por isso, reunimos cuidadosamente um mix de benefícios para melhorar sua saúde e bem-estar, garantindo assim seu crescimento pessoal, profissional e sua integração em um ambiente de trabalho agradável no dia a dia.
O que você pode esperar a seguir?
Nossa equipe está preparada para buscar os candidatos mais adequados para a função. Você primeiro será contatado pela equipe de Recursos Humanos, em seguida a próxima etapa será uma entrevista pessoal com nosso gerente de contratação. Orgulhamo-nos em passar pelos processos com agilidade, e você pode ter certeza de transparência e comunicação rápida.