O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente, cuja missão exclusivamente humanitária é proteger as vidas e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência no mundo, bem como prestar-lhes assistência.
**O que nós fazemos**:
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) atua em resposta a emergências e, ao mesmo tempo, promovemos o respeito ao direito internacional humanitário.
Somos uma organização independente e neutra, e nosso mandato decorre essencialmente das Convenções de Genebra de 1949.
Trabalhamos em estreita colaboração com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e com sua Federação Internacional, a fim de garantir uma resposta humanitária coordenada, racional e rápida às necessidades das populações afetadas por conflitos armados ou outras situações de violência.
Dirigimos e coordenamos as atividades internacionais realizadas nessas situações.
A Delegação Regional ainda desenvolve programas de Proteção nos cinco países da região e também mantem uma presença mais operacional focada nas consequências do contexto de violência armada no país, situação que apresenta fenômenos com importantes dimensões, complexidades e consequências humanitárias.
Este trabalho é realizado com base na experiência internacional do CICV e através de uma equipe multidisciplinar e experiente, composta por oficiais de proteção com formação diversificada, bem como por especialistas em Perícia Forense, Direito e Assistência à Saúde Mental Psicológica e Psicossocial (SMAPS).
**Responsabilidades e atribuições** O que você fará**:
A posição de Assistente Administrativo de Proteção tem a responsabilidade de assegurar o apoio logístico e administrativo dos programas de Proteção (PROT) coordenados pela equipe baseada em Brasília.
É ponto focal da Gestão da Informação para a equipe PROT, a pessoa Assistente Administrativa de Proteção também fornece apoio direito à pessoa Coordenadora de Proteção e à pessoa Coordenadora Adjunto(a) de Proteção, quando preciso.
É tambem o ponto focal para organização de eventos para o Departamento Proteção, coordenando com os outros departamentos da Delegação para este fim.
Finalmente, a pessoa Assistente de Administrativa é responsável pelo seguimento financeiro da rendição de contas dos planos de ação das Sociedades Nacionais referentes ao programa Reestabelecimento de Vínculos Familiares (RLF).
**Principais responsabilidades**:
Sob a supervisão da pessoa Coordenadora de Proteção, e baseado nos objetivos do CICV, a pessoa Assistente Administrativa de Proteção tem as seguintes responsabilidades:
- Apoiar às atividades relacionadas aos programas de Proteção (sob a supervisão hierárquica do seu chefe e funcional dos responsáveis pelos programas de Proteção);
- Coletar e gerenciar informações quando solicitado, respeitando as diretrizes e procedimentos de trabalho estabelecidos, de maneira confidencial e precisa;
- Relatar, de forma oral e escrita, suas atividades, conforme instruções definidas, encaminhando informações pertinentes dentro do prazo estipulado;
- Manter-se atualizado(a) sobre as correspondências de sua chefia e da equipe Proteção; analisar, sintetizar e transmitir ao superior hierárquico as informações pertinentes;
- Elaborar cartas, ofícios e outros documentos em português, espanhol e inglês;
- Fazer traduções do espanhol ao inglês ou ao português e vice-versa;
- Manter o cronograma de missões e atividades da Proteção atualizado;
- Manter o arquivo eletrônico (Ref File) da Proteção atualizado;
- Atualizar a plataforma de dados e contatos de interlocutores e beneficiários na Team Space;
- Atuar como ponto focal para a organização de eventos no departamento Proteção, coordenando com os outros departamentos para a organização logística e administrativa de eventos e/ou encontros de familiares, seminários, oficinas, palestras, entre outros.
- Desenvolver os TdR e preencher as planilhas para os eventos, coordenando com os coordenadores dos programas Proteção e assegurando o respeito dos procedimentos da Delegação para este fim;
- Manter o contato com os participantes dos eventos para coordenar com BRA Welcome, BRA ADM, BRA Log no que se diz respeito à compra de passagens, hospedagens, contato e apoio aos participantes antes, durante e depois dos eventos;
- Criar e editar minutas de reuniões/eventos/seminários/missões;
- Responsável pelo seguimento financeiro da rendição de contas dos planos de acção das Sociedades Nacionais referentes ao programa RLF, em estreita coordenação com os departamentos Cooperação e Administração;
- Coordenar com o Departamento de Comunicação os pedidos de publicações referentes ao Departamento de Proteção (Field Production Book - FPB);
- Apoiar a equipe na revisão de SRs e elaborar SRs e pedidos diversos de materiais, em coordenação com a Logística;
- Apoiar a coordenação de Proteção na gestão da equipe proteção, organizando reuniões internas, facilitando a co