Operador de Sala de Controle Pleno – EDF – Macaé
Descrição:
1. Assegurar o fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (S.I.N.) conforme programação consolidada pelo Operador Nacional do Sistema (O.N.S.) ou necessidades internas da organização, através da operação e monitoramento das unidades geradoras da usina termelétrica, por meio de telas de processo e tendências, telas de supervisão e softwares de performance e também através da operação remota e monitoramento das unidades geradoras da usina hidrelétrica, com o monitoramento e controle do reservatório, por meio de telas de processo e tendências, telas de supervisão e softwares de performance.
2. Contribuir na preservação do patrimônio industrial da empresa e na construção da estratégia de Operação & Manutenção da Usina termelétrica da EDF NF e da UHE Sinop, a curto, médio e longo prazo, pelo monitoramento dos equipamentos, pela análise das tendências e a antecipação dos riscos.
3. Assegurar que as atividades inerentes aos processos de partida, parada e sincronismo ocorram conforme os manuais e procedimentos de operação, executando tarefas remotamente através do supervisório e apoio orientado dos Técnicos de Operação e Manutenção (O&M) em campo.
4. Contribuir para a política de segurança da empresa, através da participação no Grupo de Combate a Sinistros, seguimento de diretrizes descritas pela equipe de segurança, treinamentos, simulados, disponibilizando e acionando recursos que mitiguem ou eliminem os riscos.
5. Contribuir com o incremento de conhecimento aos Técnicos de O&M, a fim de captar e capacitar potenciais operadores de sala de controle.
6. Contribuir com a identificação e redução de riscos operacionais e uniformidade do "modus operandi" através da elaboração e análise de relatórios de incidentes, elaboração e revisão de procedimentos e instruções de operação baseados em manuais e na experiência dos operadores.
7. Contribuir na liberação de equipamentos e/ou sistemas à manutenção de forma segura e sem impactos ao meio ambiente, apoiando o Coordenador de Operação, através da elaboração de manobras e bloqueios que mantenham os demais equipamentos e/ou sistemas operacionais e disponíveis.
8. Contribuir para a política de segurança da empresa, através da participação no Grupo de Combate a Sinistros, seguimento de diretrizes descritas pela equipe de segurança, treinamentos, simulados, disponibilizando e acionando recursos que mitiguem ou eliminem os riscos.
9. Promover o bom relacionamento profissional entre as equipes de operação e manutenção, através da promoção de discussão e troca de melhores práticas operacionais, obtendo o máximo de eficiência nos processos comuns e inter-relacionados.
10. Promover a implementação da política e das ações práticas da agenda de QSMA em sua respectiva área conforme as diretrizes corporativas, utilizando e desenvolvendo as ferramentas e os recursos necessários para concretizar as ações definidas por tal agenda, promovendo a análise, o desenvolvimento e a revisão dos procedimentos operacionais necessários à operação eficiente e segura da planta.
11. Garantir a integridade e a qualidade dos dados e informações de produção da EDF, através da organização e disponibilização dos mesmos, por meio de um registro claro e completo de todos os fatos relevantes ocorridos durante o turno de operação, administrando diligentemente as informações relacionadas ao cargo, zelando pela sua guarda e pelo conteúdo de divulgação, de maneira a atender às recomendações contidas na política de segurança de informações da empresa.
12. Assistir o Coordenador e Supervisor de Operação na coordenação dos Técnicos de Operação e Manutenção, direcionando os esforços para as atividades necessárias, garantindo a eficácia do processo.
Outros requisitos:
Formação: Ensino técnico eletrotécnica, eletromecânica, eletrônica ou afins.
Experiência com usinas termelétricas é indispensável.