CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO:
A AVSI Brasil (www.avsibrasil.org.br) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade. É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil. Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.
Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro. A AVSI Brasil (www.avsibrasil.com.br) trabalha em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR (https://www.acnur.org/portugues/), para apoiar na acolhida da população venezuelana no Brasil.
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida. Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil, atua em 1 (Um) centro de acolhida (abrigo) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO:
O (A) Assistente de registro conduzirá e orientará a equipe de Pré-documentação acerca da solicitação de refúgio e do reconhecimento de refúgio, com o objetivo de prover o maior número de informações e atendimento de qualidade. O (A) profissional deve ser capaz de liderar estratégias para otimizar o fluxo de trabalho do PITRIG, além de trabalhar em conjunto e responder ao (à) Oficial de Registro.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO:
1. Supervisionar o desempenho da equipe nas áreas de interesse, garantindo o bom andamento das atividades;
2. Monitorar os indicadores da área de documentação e desenvolver estratégias para otimizar os atendimentos;
3. Acompanhar, supervisionar e oferecer suporte técnico à equipe, promovendo o bom desempenho das atividades;
4. Fazer a gestão das equipes de documentação do PITRIG;
5. Organizar o fluxo de trabalho e garantir que os(as) colaboradores(as) entendam e desempenhem suas atividades de forma correta;
6. Realizar treinamentos relacionados à temática de documentação de refúgio para novos(as) colaboradores(as) e manter a equipe atualizada sobre os procedimentos;
7. Repassar os alinhamentos da sala para o back-up em casos de férias ou descanso recuperatório, assegurando a continuidade dos serviços;
8. Elaborar relatórios semanais com dados atualizados;
9. Enviar relatórios diários dos atendimentos para a Oficial de Registro/Coordenação, assegurando transparência e registro;
10. Reportar à Oficial de Registro/Coordenação sobre as atividades realizadas, desempenho da equipe e incidentes ocorridos;
11. Reportar dificuldades e propostas para avaliação e aprovação da Oficial de Registro/Coordenação;
12. Identificar e priorizar casos para atendimento, garantindo os princípios humanitários e o cumprimento da lei de atendimento prioritário;
13. Apoiar na organização da população de interesse, verificando prioridades e necessidades;
14. Identificar problemas operacionais no atendimento e propor estratégias para melhoria;
15. Desenvolver e implementar procedimentos para organização e classificação de documentos de atendimento, garantindo seu armazenamento e conservação adequados;
16. Auxiliar na preparação dos espaços de trabalho, assegurando o estabelecimento de espaços de apoio e espaços seguros para atendimentos;
17. Verificar regularmente o mobiliário da sala e garantir que o material de trabalho esteja em dia (xerox, folhas, canetas);
18. Manter um bom relacionamento com parceiros e, em especial, com a Polícia Federal;
19. Acionar a Oficial de Registro/Coordenação para gestão de demandas oriundas do ACNUR ou FT;
20. Supervisionar as sessões de informação realizadas no PITRIG;
21. Participar de reuniões sempre que solicitado(a);
22. Desenvolver outras atividades solicitadas pela Oficial de Registro.
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