Quer ajudar a transformar o Brasil? Então venha fazer parte da nossa equipe.
O seu conhecimento pode nos ajudar muito, mas queremos mais do que isso. Buscamos pessoas que trabalhem diariamente com a certeza de que tudo o que fazem é superimportante e impacta a vida de muitas pessoas.
Responsabilidades Principais
* Planejar e realizar a formação continuada da equipe para desenvolver habilidades socioemocionais dos estudantes e promover reflexão dos professores sobre o desenvolvimento dessas habilidades neles mesmos.
* Fortalecer profissionalmente a equipe para que todos possam atuar com segurança na mediação de conflitos entre os alunos.
* Observar aulas, recreios, horário de lanche/almoço e outras situações da rotina escolar para levantar dados referentes às relações interpessoais (estudante-estudante, estudante-professor, professor-professor) e elaborar planos de ação específicos.
* Incentivar o trabalho colaborativo entre os profissionais.
* Acompanhar a adaptação das crianças à escola, sendo presente neste período e durante a rotina escolar.
* Elaborar junto aos professores planos de orientação para os alunos e suas famílias acerca de hábitos de leitura/de estudo, organização de materiais individuais e de uso coletivo, manutenção da limpeza dos ambientes coletivos entre outros.
* Planejar em parceria com professores e coordenador pedagógico adaptações curriculares ou manejos pedagógicos para estudantes que necessitarem (laudados, dificuldades ou gaps de aprendizagem, necessidades específicas, etc).
* Elaborar maneiras de compartilhar com as famílias o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes.
* Mantecer registros individuais do atendimento realizado com as famílias e/ou estudantes.
* Estabelecer parceria com Orientador Educacional do 6º ano para realizar o processo de transição das turmas de 5º para o 6º ano.
* Acolher as famílias ingressantes no Colégio, estabelecendo proximidade e confiança delas.
* Acompanhar o processo de adaptação das famílias à escola.
* Realizar a orientação parental acerca das dificuldades no manejo com os filhos, gerando estratégias para lidar com diferentes situações (rotinas de estudo e realização de lições de casa, desenvolvimento da autonomia, mentiras etc).
* Dialogar com as famílias e profissionais que acompanham externamente os estudantes em relação aos processos de aprendizagem (intelectual e socioemocional).
Requisitos e Habilidades
* Ter Graduação concluída em Psicologia.
* Diferencial formação em Pedagogia.
* Desejável ter conhecimentos em Neurociência aplicada à Educação.
* Desejável ter experiência como Orientadora Educacional de Ensino Fundamental Anos Iniciais.