**Descrição**:
Sobre a GIZ
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do governo alemão atuante no domínio da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, com cerca de 20.700 funcionários. A GIZ tem mais de 50 anos de experiência em uma ampla variedade de áreas, como o desenvolvimento e emprego, a energia e o meio ambiente e a manutenção da paz e segurança. Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo alemão - em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) - e outros clientes dos setores público e privado em cerca de 120 países no alcance dos seus objetivos em cooperação internacional. Com este objetivo, a GIZ trabalha em conjunto com os seus parceiros para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis.
Sobre o setor
O Núcleo de Comunicação e Processos Digitais (NCPD) da GIZ no Brasil é responsável pela condução da comunicação, da transição digital e pelo setor de TI na empresa. A contratação prevista por meio deste Termo de Referência se direciona à área de Tecnologia da Informação.
Áreas de Responsabilidade
A pessoa que atuará como analista de suporte desempenhará um papel fundamental na resolução de problemas técnicos e no fornecimento de assistência às pessoas usuárias. Essa pessoa será responsável por identificar, diagnosticar e solucionar questões relacionadas a hardware, software e redes. Além disso, colaborará na implementação e manutenção de sistemas, visando à continuidade operacional e ao bom desempenho das tecnologias utilizadas pela organização. Com habilidades de comunicação e resolução de problemas, a pessoa analista de suporte terá um papel essencial no suporte técnico, visando manter a produtividade e a satisfação das pessoas usuárias. Além disso, como papel secundário, apoiará no trabalho de manutenção de redes e de infraestrutura sempre que necessário.
Principais Tarefas
As seguintes atividades devem ser realizadas pela(o) Especialista:
- Diagnóstico e resolução de problemas: Identificar a causa raiz de problemas técnicos, realizar análises de diagnóstico e implementar soluções eficazes para restaurar a funcionalidade dos sistemas e aplicativos.
- Configuração e instalação de hardware e software: Realizar a instalação, configuração e atualização de componentes de hardware, como computadores, impressoras e servidores, bem como software e sistemas operacionais.
- Manutenção preventiva: Executar tarefas de manutenção regular, como atualizações de software, aplicação de patches de segurança, verificação de backups e monitoramento do desempenho dos sistemas para prevenir problemas e garantir a estabilidade e a segurança.
- Gerenciamento de usuários e contas: Criar e gerenciar contas de usuário, permissões e acesso aos sistemas, garantindo a segurança das informações e o cumprimento das políticas de segurança da organização.
- Treinamento e documentação: Fornecer treinamento básico aos usuários sobre o uso adequado de hardware, software e sistemas, bem como documentar procedimentos e soluções para auxiliar na resolução de problemas futuros.
- Colaboração com equipes internas: Trabalhar em estreita colaboração com outros membros da equipe de TI, como administradores de rede, desenvolvedores de software e especialistas em segurança, para resolver problemas complexos, implementar novas soluções e melhorar a infraestrutura de TI.
- Manter contato com o departamento DIGITS e ITSC na GIZ Central, participando dos Workshops de Profissionais de TI da GIZ e consultando as Diretrizes e Políticas de TI da GIZ regularmente;
- Contribuir para o melhoramento contínuo dos nossos serviços;
- Manter a documentação do sistema e rede atualizada;
- Outras tarefas a serem determinadas pela coordenação.
OBS: INSCRIÇÕES RECEBIDAS ATÉ ÀS 18H DO DIA 07/08/23
Requisitos desejados: Condições de Qualificação, Experiência e Conhecimentos Adicionais
Critérios Obrigatórios
- Nível superior em Ciência da Computação, Redes de computadores ou equivalente a experiência profissional;
- Habilidades de resolução de problemas: deve ter habilidades de resolução de problemas e a capacidade de identificar e diagnosticar questões técnicas.;
- Imprescindível experiência profissional na área de Tecnologia da Informação;
- Comunicação e habilidades interpessoais: É importante que possua habilidades de comunicação eficazes, tanto verbalmente quanto por escrito;
- Experiência prévia em trabalho em equipe;
- Conhecimento intermediário em língua inglesa;
- Disponibilidade para trabalho presencial;
- Disponibilidade para viagens;
- Disponibilidade para residir em Brasília/DF.
Critérios Desejáveis
- Atuação em organizações internacionais