Orientar e realizar as atividades referentes ao controle e registro de informações, analisando e avaliando os resultados financeiros e operacionais da organização, nas diversas áreas, complexidades e processos da controladoria, criando e analisando indicadores, e os respectivos resultados, através da modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e relatórios gerenciais, acompanhando a gestão do orçamento, através das informações econômicas recebidas das áreas, a fim de suprir a instituição de forma adequada com informações para o Conselho, Direção e Gestores, que possibilitem a tomada de decisão referente ao controle administrativo, orçamentário e financeiro da instituição, realizando o acompanhamento mensal do orçamento versus o real, identificando os possíveis desvios, suportando a gestão administrativa financeira em suas responsabilidades.
**Responsabilidades e atribuições**
- Orientar e coordenar os processos de geração de informações gerenciais, emissão de relatórios mensais de controle de orçamento, assim como de acompanhamento mensal dos custos e identificar desvios dos mesmos, além dos controles de faturamento e produtividade e desta forma elaborar projeções mensais de custo e receita, contribuindo para a eficácia do processo decisório da empresa.
- Orientar e realizar a validação e integração das informações e o fechamento dos demonstrativos gerenciais para que estes reflitam a realidade econômica com imparcialidades, elaborando relatórios demonstrando os eventos ocorridos que impactaram o resultado.
- Preparar e apresentar informações e relatórios gerenciais contemplando análise de prestadores, sinistros, fazendo a análise e evolução dos números, gerando relatórios para análise e tomada de decisão.
- Controlar a realização de Orçamento, preparar DRE, Balanços Patrimoniais e demonstração de Fluxo de Caixa, além de análises pontuais conforme a necessidade do grupo, bem como montar DRE de operadoras do mesmo segmento e promover o Benchmarking, atuando com autonomia e orientando a equipe quando necessário.
- Suportar as áreas em levantamentos específicos orientando como extrair e validar os dados, respeitando critérios técnicos e econômicos para elaboração do acompanhamento de margem de contribuição por empresas, regiões, produtos e etc.
- Orientar a analise de gestão dos custos previstos nos orçamentos das áreas, através do acompanhamento das informações econômicas.
- Realizar a manutenção e divulgação interna do Sistema de Orçamentos e Custos, a atualização de Cronogramas, bem como o auxiliar no replanejamento dos Planos de Metas, de acordo com as variações identificadas no decorrer do ano.
- Desenvolver indicadores operacionais, suas validações e explicação de suas variações, gerando relatórios que contemplem fechamento contábil, etc.
- Realizar estudos e análises de procedimentos para viabilidade e comparativo de custos na organização, implantando e mantendo um controle de custos que atenda as necessidades fiscais e gerenciais da organização.
- Suportar os gestores das áreas, mediante participação em reuniões para checar o andamento dos orçamentos e ajustes quando necessário, assim como rever o planejamento em função de modificações ou desvios diversos.
- Desenvolver e analisar Indicadores em geral, visando a demonstração e simulação de valores para adequação dos custos para a organização. Cumprir o regulamento interno, os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade e as normas de segurança do trabalho inerentes ao setor, bem como a utilização de EPI's/EPC's (Equipamento de proteção individual/ Equipamento de proteção coletivo) quando a atividade assim o exigir. Desenvolver outras atividades inerentes ao cargo ou a critério de seu superior imediato, desde que habilitado e estejam de acordo com o seu conhecimento e experiência.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Superior em Administração de Empresas, Contabilidade, Economia ou áreas afins;
- acima de 5 anos de experiência em atividades correlatas;
- Domínio de Processos Contábeis e Financeiro, custos, orçamentos, fiscais e tributários;
Nossa empresa, que se destaca no cenário nacional entre indústrias de _cimento_, é uma joint venture multinacional formada pelos sócios da família Dias Branco, que conta com mais de 60 anos de história, e do Grupo Titan, empresa internacional de produção de _cimento_ e de materiais de construção, que possui mais de 100 anos de experiência na área, além de contar com instalações de produção de _cimento _em 10 países.
- A _Cimento_ Apodi atua em 13 estados brasileiros;
- Somos a única empresa de cimento que utiliza a tecnologia waste heat recovery;
- Atuamos junto à comunidade e, para isso, desenvolvemos projetos sociais diversos;
- Produzimos uma diversidade de produtos relacionados ao mercado da construção para atender