Técnico de Enfermagem UEC Unidade De Estabilização Clinica
Enquanto na Assistência:
1. Prestar assistência direta ao paciente em todos os níveis de complexidade, atendendo ao cumprimento das necessidades humanas básicas comprometidas;
2. Realizar a admissão do paciente, mediante coleta dos dados clínicos e sinais vitais, priorizando as ações conforme estado clínico, a fim de proceder à assistência de enfermagem;
3. Conferir, realizar as prescrições dos Enfermeiros e Médicos, observando técnicas definidas e respectivas previsões de materiais;
4. Administrar dietas, por vias adequadas, verificando prescrições médicas e utilização de instrumentos determinados;
5. Verificar e monitorizar estado clínico e integridade do paciente, mantendo canais de informações e registros com os profissionais envolvidos;
6. Realizar curativos conforme orientações do enfermeiro;
7. Realizar mudança de decúbito no paciente, conforme a rotina estabelecida pelo serviço;
8. Realizar outros procedimentos técnicos tais como: micro nebulizações, instituir oxigeno terapia conforme prescrição médica, aspirações oral, nasal e traqueal, punções venosas para administração de medicações, coletas de sangue arterial em via invasiva instituída, quando solicitado, administração de medicações especiais em bombas de infusão;
9. Responder pela higienização corporal e bucal, diariamente, dos pacientes, verificando prescrições e orientações específicas;
10. Mensurar e registrar as eliminações do paciente, atentando para características observadas (cor, odor e densidade), conforme prescrição, comunicando ao médico e enfermeiro possíveis alterações;
11. Coletar amostras de materiais biológicos, quando prescrito, identificando-as (nome do paciente, data/hora, registro, Box, material) protocolando e acondicionando no recipiente determinado;
12. Acionar e apoiar componentes da equipe de saúde (enfermeiro, médico e fisioterapeuta, dentre outros) em casos de sinais de alterações, urgência clínica e modificação de dados vitais;
13. Limpar e manter a organização do Box, limpar e desinfetar materiais permanentes durante internação e na alta;
14. Realizar a passagem de plantão, no leito, priorizando as principais intercorrências dos pacientes e sinalizando uso de Aminas e reposições, visando uma assistência individualizada e de qualidade;
15. Realizar transporte do paciente juntamente com a equipe e acompanhar paciente na alta para outro setor;
16. Liberar leitos no sistema de informatização, organizando os mesmos para uma nova admissão de pacientes;
17. Identificar o corpo em situações de óbito, bem como prepara-lo conforme rotina do serviço;
18. Controlar e repor materiais de consumo coletivo, datando e acompanhando a utilização;
19. Organizar o posto de enfermagem (armários, bandejas, bancadas e outros), mantendo as condições adequadas de higiene e uso;
20. Registrar as atividades realizadas durante o plantão bem como intercorrências, em registro padronizado, checar na prescrição médica ou de enfermagem todos os itens utilizados/realizados.
Enquanto na Área de Suporte:
1. Prestar apoio em procedimentos que envolvam banhos e trocas em pacientes, atuando junto aos profissionais responsáveis;
2. Apoiar operações de transporte de pacientes para realização de exames complementares - tomografias, ultrassons, colonoscopias - e altas para as unidades de internação;
3. Cobrir ausências e escalas de almoço de Técnicos que atuam na Área Assistencial, atuando conforme normas e procedimentos pertinentes;
4. Executar operações que envolvam preparo e encaminhamento de óbitos, atuando conforme normas e procedimentos pertinentes;
5. Apoiar profissionais no atendimento a intercorrências, observando orientações e procedimentos pertinentes;
6. Desinfetar leitos - cama, monitor, cabos, bancadas, suporte de soro, bombas de infusão, respirador - em casos de altas e óbitos;
7. Acompanhar vistorias na área de trabalho, prestando apoio aos profissionais responsáveis em procedimentos de conferência da estrutura física, envolvendo inspeções nas condições adequadas de funcionamento e utilização de equipamentos e materiais;
8. Preparar Ordem de Serviço para manutenção, reparação ou reposição de materiais e ou equipamentos no CTI, observando normas e procedimentos pertinentes.
Enquanto na Área de Materiais:
1. Verificar e manter registros em relatório administrativo de enfermagem, observando pendências, prioridades e providenciando encaminhamentos e soluções conforme normas e procedimentos pertinentes;
2. Verificar e acompanhar movimentações de rouparia - conjuntos privativos e distribuição de enxovais conforme banhos, altas e transferências - assegurando a conformidade das operações;
3. Conferir estoque de materiais esterilizados, solicitando e acompanhando reposições junto ao CME, encaminhando, registrando e resolvendo não conformidades junto aos envolvidos, a fim de assegurar a conformidade dos processos;
4. Armazenar materiais esterilizados, controlando movimentações e zelando pela organização dos armários;
5. Verificar e acompanhar o encaminhamento de equipamentos e instrumentos para Engenharia Clínica, assegurando a conformidade das operações;
6. Repor almotolias - álcool 70%, álcool glicerinado e sabonete líquido, controlando datas dos frascos e fitas nos Boxes;
7. Conferir materiais de almoxarifado e solicitar reposições de materiais, observando aprovações do superior imediato;
8. Organizar sacos plásticos, hampers e carrinhos de roupas para coleta em horários determinados;
9. Organizar expurgo/sala de equipamentos, bem como verificar se todos os equipamentos estão conectados a rede elétrica;
10. Conferir validades de empréstimos de materiais e cobrar conforme prazos estipulados;
11. Limpar e desinfetar equipamentos acondicionados na sala de materiais, bem como limpar CCPR - carrinho de parada cardiorrespiratória -, arsenal, armários, cadeiras de rodas e macas de transporte;
12. Operacionalizar e ou acompanhar carregamento das bombas de infusão contínua, monitor de transporte, oxylog, elevador, BIA;
13. Higienizar materiais não esterilizados - bacia, jarro, marreco, comadre, cuba-rim, lavando, enxaguando e friccionando com álcool 70%, embalando e armazenando conforme normas e procedimentos pertinentes;
14. Higienizar carrinhos de procedimentos, utilizando água, sabão e álcool a 70% conforme procedimentos específicos;
15. Conferir, diariamente, validade dos materiais esterilizados, mantendo armazenamento adequado e conforme procedimento específico;
16. Trocar esponjas de limpeza dos expurgos conforme necessidades e periodicidade preestabelecida;
17. Conferir fluxo das balas de oxigênio, solicitando reabastecimento por parte da equipe de gasoterapia conforme procedimentos preestabelecidos;
18. Controlar a temperatura do arsenal, acompanhando evoluções e executando operações conforme procedimentos preestabelecidos;
19. Identificar vasilhas de água do expurgo respiratório observando horários, tipo de líquido e responsável pela operação;
20. Executar outras tarefas correlatas e do mesmo grau de dificuldade, mediante solicitação do superior imediato.
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