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O Analista de FP&A será responsável por fornecer análises financeiras detalhadas e suporte estratégico, alinhando decisões comerciais com impactos financeiros. Atuará na análise de variações de receita, rentabilidade, custos e despesas, além de monitorar o faturamento mensal. O profissional também elaborará previsões financeiras (budget, forecast), desenvolverá processos no SAP e apoiará a contabilidade durante auditorias. Atuará em iniciativas de melhoria contínua e será o BPO (Business Process Owner) para otimização de resultados financeiros.
Responsabilidades do cargo
* O Analista de FP&A será a ponte entre as áreas de vendas e departamentos de suporte a venda, como também administrativas com a área de finanças, alinhando os impactos financeiros e comerciais. Parte das responsabilidades inclui fornecer suporte financeiro para o time comercial, analisando variações de receita, rentabilidade de produtos, custos standard e custos de frete aos clientes e despesas fixas dos departamentos ligados a vendas e a área administrativa.
* Monitorar o faturamento mensal e estabelecer uma parceria com a área de Atendimento ao Cliente para promover melhorias contínuas na acuracidade dos dados.
* Eventualmente, poderá ser necessária colaboração em estudos específicos para entender aspectos como participação de mercado, portfólio de produtos, estratégia de clientes e análise de competitividade, como parte dos programas de melhoria contínua da empresa. Atuando ativamente como um BPO (Business Process Owner).
* Periodicamente, será responsável por elaborar explicações de variações (real vs. orçamento vs. previsão vs. ano anterior, etc.) em múltiplas perspectivas de tempo (MTD/YTD) para receita, margem standard e despesas fixas (SG&A – Selling and General Administration), interagindo com todas as áreas relevantes que produzem essas informações.
* Em colaboração com as equipes, desenvolverá projeções de resultados futuros como orçamento, previsão (forecast) e planos de longo prazo (3YP), fornecendo todo o suporte técnico necessário. Isso inclui participar de reuniões de planejamento, coletar informações, consolidar dados em ferramentas, apresentar com a equipe, colher aprovações e reportar as mesmas nos sistemas internos da empresa.
* Em conjunto com a Controladoria Industrial trabalhará na elaboração de análises de custos caso necessário – provendo dados e ajudando-os nas análises de variação.
* Apoiar o time contábil com explicações para auditorias externas e internas, bem como qualquer consultoria externa que solicite informações ou suporte relacionadas a receita, margem standard e despesas fixas de SG&A (Selling and General Administration). Possivelmente, acompanhará o desempenho e conciliará algumas contas de balanço (como comissão de representantes).
Qualificações e Requisitos do Cargo
* Graduação em Contabilidade / Administração / Economia – Desejável pós-graduação de preferência em controladoria.
* Experiência em análise financeira, preferencialmente em um cargo sênior com foco nas áreas comerciais e venda.
* É desejável conhecimento de SAP, Sales Force, Oracle e outros.
* Habilidades avançadas em Excel são essenciais. Conhecimento de outras ferramentas de Business Intelligence (BI) é um diferencial. Possui habilidades profissionais de comunicação escrita e verbal.
* Possui fortes habilidades analíticas e de resolução de problemas.
* Forte ética de trabalho, proatividade e entusiasmo para trabalhar em um ambiente colaborativo.
* Prioriza a carga de trabalho e executa múltiplas tarefas dentro de prazos apertados. Atenção superior aos detalhes.
* Proativo.
* Inglês avançado ou fluente. (Será testado durante o processo seletivo)
Time Type: Full time
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