Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina da biblioteca, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização. Explicam aos usuários a linguagem da área de atuação da unidade de informação - códigos e siglas.
Responsabilidades:
* Atendimento ao Público: Auxiliar os usuários da biblioteca, fornecendo informações sobre serviços, orientando na localização de materiais e auxiliando no uso de equipamentos.
* Empréstimo e Devolução de Materiais: Registrar empréstimos, devoluções e renovações de materiais, garantindo a organização e controle do acervo.
* Catalogação e Classificação: Auxiliar na catalogação e classificação de materiais de acordo com sistemas de indexação, como o Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD) ou a Classificação Decimal Universal (CDU).
* Organização do Acervo: Manter o acervo organizado nas estantes, realizando arrumação e reposição de materiais, além de garantir a limpeza e conservação dos mesmos.
* Processamento Técnico: Preparar novos materiais para circulação, incluindo etiquetagem, carimbagem, encapamento e registro no sistema de biblioteca.
* Assistência em Pesquisas: Auxiliar usuários na busca por informações, indicando fontes relevantes, fornecendo apoio na utilização de bases de dados e na realização de pesquisas bibliográficas.
* Suporte Administrativo: Realizar tarefas administrativas, como organização de arquivos, controle de inventário, elaboração de relatórios e atendimento telefônico.
Qualificações necessárias:
* Excelente Organização: Capacidade de organizar e manter materiais de biblioteca de forma eficiente, incluindo classificação, arrumação de estantes e manutenção da ordem geral do espaço da biblioteca.
* Atendimento ao Cliente: Habilidade em fornecer um serviço de atendimento ao cliente de alta qualidade, incluindo auxílio aos usuários da biblioteca na localização de materiais, fornecimento de informações básicas e assistência na utilização de recursos da biblioteca.
* Comunicação Efetiva: Habilidades sólidas de comunicação verbal e escrita para interagir com colegas de trabalho, usuários da biblioteca e outros profissionais de maneira clara e cortês.
* Paciência e Empatia: Capacidade de lidar com uma variedade de situações e usuários, demonstrando paciência, empatia e habilidades de resolução de problemas ao lidar com solicitações e questões diversas.
* Discrição e Confidencialidade: Capacidade de lidar com informações confidenciais dos usuários da biblioteca de forma ética e discreta, garantindo a privacidade e a segurança das informações pessoais.
* Trabalho em Equipe: Disposição para colaborar com colegas de equipe em uma variedade de tarefas e projetos, contribuindo para o funcionamento eficaz da biblioteca como um todo.
Requisitos
Escolaridade
Habilidade Técnica
* Boa comunicação - Intermediário
* Atenção - Intermediário
Localização
Rua Valentin Celeste Palvro, 655 743, Sede, Panorama, São Miguel do Iguaçu - PR, Brasil, 85877-000
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