A Merama se organiza em unidades de negócios, que tem como principal objetivo crescer as suas marcas em diversas frentes como otimização de canais (venda em marketplaces), gestão financeira e vendas. Essa oportunidade é para trabalhar a unidade de negócio: Merama Sports&Outdoor.A unidade de negócios, atua de forma 100% presencial em Guarulhos – SP com diversos em produtos esportivos, aventura, camping, pesca e lazer, com marcas próprias e renomadas. Atendemos clientes B2B e B2C em todo o Brasil, com tradição e respeito no mercado. Nosso ambiente é colaborativo, com uma equipe unida e em sinergia, sempre buscando adaptabilidade e integração com outras áreas.Estamos em busca de um Assistente de Importação para integrar nosso time e auxiliar nas operações de comércio exterior. Se você tem atenção aos detalhes, gosta de desafios e quer crescer em um ambiente dinâmico, essa oportunidade é para você!Principais responsabilidades do cargo:Conferir e organizar documentos de importação, como invoice, packing list, conhecimento de embarque (BL, AWB), LI, DI e DU-EAcompanhar e garantir que a documentação esteja correta e de acordo com as exigências aduaneiras.Registrar e arquivar documentos para auditorias e controle interno.Monitorar status de embarques desde a origem até a chegada no destino.Manter contato com fornecedores, agentes de carga, despachantes aduaneiros e transportadoras para garantir prazos e processos corretos.Inserir e atualizar informações no sistema.Auxiliar no follow-up com despachantes aduaneiros para garantir que o desembaraço ocorra dentro do prazo esperado.Lançar notas fiscais, conferir cálculos de impostos e taxas de importação.Auxiliar no pagamento de tributos e taxas relacionadas ao processo de importação.Conferir e lançar custos de importação (frete internacional, seguro, armazenagem, impostos, taxas, etc.).Solicitar pagamentos e acompanhar faturamento junto ao setor financeiro.Auxiliar na análise de custo final do produto importado (cálculo do custo CIF, FOB, entre outros).Elaborar relatórios sobre pedidos, prazos, custos e performance dos fornecedores.Identificar possíveis gargalos e sugerir melhorias no processo de importação.Manter comunicação clara e eficiente.Atualização de controles de acompanhamento KPIsAgendar e coordenar carregamentos dos portos para armazémPreparar relatórios para órgãos anuenteRequisitos:Formação em Comércio Exterior, Administração, Logística ou áreas correlatasOrganização, proatividade e habilidade de negociaçãoConhecimento básico em Incoterms e legislação aduaneiraBoa comunicação e habilidade em negociaçãoExperiência prévia na área de importaçãoExcel IntermediárioInglês intermediárioDiferenciais:Experiência com sistemas de importação e ERP Senior e Narval.Familiaridade com KPIs de compras e importaçãoConhecimentos em Power BI