COMUNICADODAS VAGAS E ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO EXTERNOPARACONTRATAÇÃO POR PRAZO INDETERMINADO - PSE/IN Nº 01/2025Vaga: PROFESSOR II ESPORTES (Podendo atuar nas áreas de alongamento, atividades aquáticas, educação física escolar, esportes coletivos, ginástica e ritmos, e musculação, de acordo com a necessidade do SESC/PE.)Quantidade de vagas/Lotação (local de trabalho): 01 Vaga Belo JardimTipo de Contratação: Contrato indeterminado (após o período de experiência de 90 dias - Regido pela CLT).Carga Horária: Horista (Mínima de 10h e máxima de 40h semanais) ou Escala de Trabalho: 5x1; 6x1 ou 12x36, de acordo com a necessidade do SESC/PE. INFORMAÇÕES SOBRE A VAGARequisitos: Licenciatura Plena ou Licenciatura e Bacharelado em Educação Física; Registro no Conselho de Classe; e Experiência comprovada mínima de 06 (seis) meses nos últimos 05 (cinco) anos em alguma das áreas de atuação em Educação Física.Competências Comportamentais: Comprometimento, Proatividade, Foco em Resultados, Relacionamento Interpessoal e Ética.Descrição das atividades do cargo: Ministrar aulas e/ou treinamento em modalidades esportivas para o público infantil, jovem, adulto, idoso e pessoas com deficiência. Planejar a modalidade de acordo com seus objetivos específicos e com as diretrizes do Sesc e da Atividade de Desenvolvimento Físico Esportivo. Identificar as fases de crescimento e desenvolvimento no processo de intervenção precoce no treinamento esportivo. Atender o aluno segundo o seu plano individual e de acordo com planejamento anual da modalidade esportiva. Realizar pesquisas de satisfação com a clientela para avaliar os resultados técnicos e operacionais alcançados auxiliando na melhoria do serviço prestado. Contribuir para a motivação e a permanência dos alunos na modalidade. Elaborar programas de treinamento em diversas atividades físicas e modalidades esportivas. Elaborar e executar torneios e campeonatos providenciando as condições necessárias para a utilização dos equipamentos, materiais e instalações. Participar de processos de capacitação e desenvolvimento profissional com o compromisso de multiplicação para os demais funcionários do Sesc, quando solicitado. Supervisionar, acompanhar e orientar estagiários, quando necessário. Participar de reuniões de planejamento mensal com a equipe e anual da atividade. Quando designado a exercer as atividades de responsável técnico de esportes e/ou recreação, deverá: acompanhar e responder pela elaboração e a execução do planejamento das programações esportivas e recreativas (projetos e ações sistemáticas, de execução continuada, de execução imediata e atividades administrativas da área). Monitorar sistemas de controles institucionais (registro de atendimentos, receita e despesas das ações sistemáticas e projetos). Quando Licenciado poderá ministrar aulas de Educação Física.Executar outras atividades correlatas à natureza do cargo.SALÁRIO E BENEFÍCIOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE E NOMAS ADMINISTRATIVAS INTERNASSalário inicial: R$ 27,78 por hora / Salário após 90 dias: R$ 30,87 por hora;Vale Transporte;Auxílio Saúde; Auxílio Creche; Vale Alimentação/Refeição; Previdência Privada; e Descontos em serviços do SESC/PE.PROCESSO SELETIVOETAPA 1 INSCRIÇÃO (ON-LINE) (Item 3. do Regulamento Padrão PSE/IN)ETAPA 2 VERIFICAÇÃO DE REQUISITOS (ON-LINE) (Serão aceitas apenas comprovações conforme descrito no Item 6. do Regulamento Padrão PSE/IN)Serão aceitos apenas os seguintes formatos para os arquivos: PDF (.pdf) e Imagem (.jpg; .jpeg; .png). Tamanho máximo: 5MB. Para um requisito específico cujo documento possua mais de uma página e/ou seja frente e verso, o candidato deverá compilar e anexar o respectivo documento como arquivo único.Todos os documentos de comprovação dos requisitos deverão ser nominais com clara referência ao candidato inscrito.ANEXAR na Etapa de Verificação de Requisitos: Diploma ou Comprovante de Conclusão do Curso de Licenciatura Plena ou Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, emitidos por Instituições credenciadas pelo sistema federal (MEC) ou estadual (CEE), de cursos autorizados e reconhecidos por estas instituições; Registro no Conselho de Classe; e Comprovação de experiência mínima de 06 (seis) meses nos últimos 05 (cinco) anos em alguma das áreas de atuação em Educação Física.COMO COMPROVAR A ESCOLARIDADE:Os diplomas e certificados de conclusão de nível fundamental, nível médio, nível técnico, Graduação, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado, somente serão válidos quando emitidos por Instituições credenciadas pelo Sistema Federal (MEC) ou Estadual (CEE), que mantenham cursos autorizados e reconhecidos por esses sistemas. Apenas serão aceitas as declarações de conclusão de cursos de Ensino Superior com a respectiva Colação de Grau realizada.Para comprovação de conclusão de curso Stricto Sensu de Mestrado ou Doutorado, serão aceitos diplomas ou declaração de conclusão juntamente com o protocolo de solicitação do respectivo diploma.COMO COMPROVAR A EXPERIÊNCIA:Nos casos em que a Carteira de Trabalho não faça clara referência ao cargo, função, atividades ou área de atuação solicitada no Comunicado da Vaga, a comprovação de experiência deverá ser acrescida de certidão/declaração, cujas informações complementares contemplem o atendimento ao requisito.A experiência profissional deverá ser comprovada em uma das formas a seguir:Carteira de Trabalho, com a identificação do candidato, data de admissão e rescisão (quando for o caso). Na CTPS deve haver clara referência à área à qual se candidatou no PSE/IN;Certidão e/ou declaração com clara referência ao período de início e término (quando for o caso) da experiência profissional, emitida pela unidade de recursos humanos ou pelo responsável legal da empresa em que prestou atividades como contratado, estagiário ou voluntário. Na certidão e/ou declaração deve haver clara referência ao cargo, função, atividades ou área de atuação à qual se candidatou no PSE/IN;As certidões e/ou declarações deverão ser emitidas em papel timbrado pela unidade de recursos humanos ou pelo responsável legal da empresa.Trabalhos voluntários só serão considerados para fins de comprovação da experiência profissional quando prestados ao Sesc ou outras Instituições sem fins lucrativos.O registro e a declaração da experiência apresentada pelo candidato que não identificar claramente a correlação das atividades exercidas com a função pretendida não será considerada para fins de Verificação de Requisitos.Quando exigida experiência mínima de 6 (seis) meses nos últimos 5 (cinco) anos, esta será contabilizada considerando a data de abertura do processo seletivo.ETAPA 3 AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO (ON-LINE) (Item 7.11. do Regulamento Padrão PSE/IN)A avaliação será composta por 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha, sendo 03 (três) questões de Língua Portuguesa e 07 (sete) questões de Conhecimento Específicos, com pontuação de 1,0 (um) ponto cada. A avaliação terá a pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos, ficando eliminados os que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos.Conteúdos da Avaliação: Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Conhecimentos Específicos: Fisiologia do exercício, Cinesiologia; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento físico e aprendizagem motora; Componentes da aptidão física relacionados a saúde e a performance; Manutenção e/ou melhoria dos componentes da aptidão física (força muscular, resistência muscular, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, potência, velocidade, agilidade, equilíbrio, tempo de reação) através da atividade física, do exercício físico e do esporte; Habilidades Motoras relacionadas a saúde e performance; Biomecânica do movimento; Fundamentos das modalidades de quadra/campo/aquáticas (natação) e suas regras; Benefícios da prática regular da atividade física, do exercício físico e do esporte, para crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência; Teoria e Métodos de Ensino dos esportes individuais e coletivos; Atividade física como promoção de saúde e bem estar; Exercícios Físicos e Qualidade de Vida; Doenças Crônicas não Transmissíveis/Doenças Degenerativas e atividade física; Princípios norteadores da prescrição de exercícios para diversas populações; Adaptações fisiológicas ao exercício e ao treinamento sistemático; Avaliação da aptidão física e da composição corporal; Treinamento esportivo: princípios técnicos, táticos, físicos, metodologias, planejamento e periodização; Iniciação Esportiva (infância e adolescência); Aprendizagem, regras, técnicas e táticas dos esportes e esportes adaptados; Didáticas, metodologias e abordagens pedagógicas do ensino da Educação física escolar.Duração da Avaliação: 01 (uma) hora.Informações: Etapa on-line que será realizada através de link encaminhado ao e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e de acordo com o cronograma estabelecido para realização das etapas do processo seletivo. A avaliação de conhecimento será aplicada para todos os candidatos, de um mesmo cargo, na mesma data e horário, com o mesmo tempo de duração. O link para realização da respectiva etapa ficará disponível apenas durante o período estabelecido conforme Cronograma. Os gabaritos das Avalições de Conhecimento serão divulgados na Página de Carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai/).ETAPA 4 HABILITAÇÃO (PROCEDIMENTO INTERNO) (Item 7.10. do Regulamento Padrão PSE/IN)Serão analisados os documentos dos candidatos com as maiores pontuações na Avaliação de Conhecimento até atingir o quantitativo de 25 (vinte e cinco) habilitados.ETAPA 5 AVALIAÇÃO SITUACIONAL (PRESENCIAL) (Item 7.12. do Regulamento Padrão PSE/IN)Modalidade Prova Prática1ª Elaboração do Plano de Aula: O(a) candidato(a) deverá elaborar um Plano de Aula. No dia será(ão) informado(s), o(s) tema(s) de acordo com as realizações das atividades, sejam elas de saúde, assistência, comunitárias e outras. O Plano deverá contemplar: Objetivos, Conteúdo, Metodologia, Indicadores de Resultado e Avaliação.Duração da Avaliação: 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos.2ª Defesa do Plano de Aula: Na mesma data, o(a) candidato(a) fará a defesa do seu Plano de Aula para a banca examinadora, com duração máxima de 15 (quinze) minutos. Conteúdos da Avaliação: Conhecimento teórico-prático e didático-metodológico relacionados aos esportes coletivos e a educação física escolar, a saber: Capacidades Físicas e Habilidades Motoras; Biomecânica do movimento; Fisiologia do exercício, Cinesiologia; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Abordagens pedagógicas e metodológicas do ensino dos esportes coletivos; Aspectos básicos do ensino das modalidades (fundamentos, regras e ludicidade dos esportes coletivos); Iniciação Esportiva (infância e adolescência); Treinamento esportivo: fundamentos técnicos, sistemas táticos, planejamento e periodização; Sistema de competição; Administração e Organização esportiva; Prática esportiva na promoção da saúde e qualidade de vida; A educação física escolar enquanto componente curricular na área de linguagens; Abordagens pedagógicas e metodológicas da educação física escolar; Corpo e Movimento; Dimensões do movimento; As brincadeiras, as danças, as lutas, as ginásticas, os esportes; A cultura corporal do movimento; Educação física na educação de jovens e adultos. Critérios de avaliação: 1. Adequação à natureza coletiva da turma em questão (0 - 1,0 ponto); 2. Criatividade na elaboração e execução das atividades propostas para o plano de aula (0 - 2,0 pontos); 3. Natureza teórico-prática da metodologia aplicada (0 - 3,0 pontos); 4. Descrição e desenvolvimento da aula (0 - 2,0 pontos); 5. Descrição da avaliação da aula (0 - 2,0 pontos).Informações: Etapa presencial que será comunicada através de Convocação para Avaliação Situacional publicada na Página de Carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai/) e/ ou sinalizada pelo e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e de acordo com o cronograma estabelecido para realização das etapas do processo seletivo. A data e horário de cada candidato(a) para a realização da etapa serão divulgados na respectiva convocação, obedecendo a ordem alfabética. A Avaliação Situacional é uma etapa única composta por duas fases, a entrega do Plano de Aula é fator condicionante para defesa do mesmo, desta forma o não cumprimento de qualquer uma das fases acarretará na respectiva eliminação do(a) candidato(a). A Avaliação Situacional terá pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos, ficando eliminados os que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos.4. DO RESULTADO FINAL DO PSE/INRESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO (Item 8. do Regulamento Padrão PSE/IN)A classificação final do PSE/IN será divulgada na Página de Carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai/), contendo os nomes dos candidatos, obedecendo ao critério decrescente de notas, que não serão divulgadas.Informações: Os candidatos aprovados e classificados, permanecerão em cadastro reserva, podendo ser convocados dentro da vigência do PSE/IN, para área de atuação de alongamento, atividades aquáticas, educação física escolar, esportes coletivos, ginástica e ritmos, e musculação, e carga horária de acordo com a necessidade do SESC/PE.