Job description
Desenvolver e executar ações e estratégias de recuperação de crédito e na cobrança da carteira de crédito em atraso, sendo conexão resolutiva entre as fases da cobrança e principalmente promover meios de negociações atrelados a segurança e estratégia de rentabilidade. Gerar informações e direcionar a gestão da Cooperativa no processo de recuperação de crédito. Implementar a política sistêmica de recuperação de crédito. Construir análises e campanhas de recuperação na carteira amigável, judicial e extrajudicial com articulação negocial entre as agências, associado e escritórios.
#LI-CO1
Responsibilities and assignments
Monitoramento de cobrança: Realizar o monitoramento de cobrança junto as agências enquadrando-as em níveis aceitáveis. Acompanhar os casos de inadimplência das agências auxiliando, e quando necessário, participando das negociações de dívidas com associados.
Elaboração de Proposta de Crédito:
Orientar e executar a elaboração de proposta de crédito, e quando necessário (Propostas de Curso Anormal com cálculos e recálculos em metodologias contábeis e indicadores de mercado diversos), estruturação e participação em comitê de crédito regional, articulação de projetos e estratégias para atingir agilidade e eficiência nas devolutivas.
Gerenciamento do recebimento de atrasos:
Direcionar as agências a identificar e gerenciar os maiores riscos em atraso afim de minimizar o Impacto de despesas de PDD e executar cobrança conforme régua a e estratégias aderida pela Cooperativa.
Retenção de associados:
Orientar as agências na retenção de associados com ações preventivas, afim de otimizar as recuperações de crédito, bem como a redução de custos e principalmente a sustentabilidade da Cooperativa a curto/médio prazo, mantendo ISA e Margem de contribuição de associados evitando a inadimplência e prejuízo que impacta na continuidade do relacionamento e principalidade.
Comunicação:
Prestar suporte aos Diretores, Gerentes de Agência e Gerentes de Negócios na análise de informações geradas pela área de Informações Gerenciais no tangente a recuperação de crédito e Gestão de Carteira, através de análise, controle e acompanhamento das informações de Cobrança e Crédito, desenvolvendo, sempre que necessário, plano de ação em conjunto com os demandantes.
Renegociação de Crédito:
Avaliar as solicitações de renegociação de crédito que se referem à classificação nos níveis de risco, capacidade de pagamento, garantias e formalística em geral, emitindo pareceres, visando a diminuição dos níveis de risco e a elevação da segurança recomposições/renegociações de crédito. Realizar contato direto as agências sempre que necessário, para efetivar a negociação de crédito e dúvidas sobre análises e deliberações de comitê.
Acompanhamento das Cobranças Judiciais:
Manter contato com os advogados para acompanhar a situação das cobranças judiciais, atuando diretamente em negociações de acordos, emitindo parecer para definição sobre a execução judicial de acordo com a régua de cobrança estabelecida nas Políticas de
Crédito.
Estratégias de cobrança:
Executar a régua de cobrança da Cooperativa, envolvendo Diretores, Gerentes de Sede, Assessores de Segmento, Parceiros (Assessorias/Advogados) e Agência para aculturamento e entendimento dos processos, objetivos e estratégias
Gerenciamento do recebimento de atrasos: Focar no gerenciamento de recebimento de parcelas em atraso, composição de dívida e divulgar a projeção e
Inadimplência, PLC e Prejuízo das agências, bem como as metas de orçamento fixadas às unidades, analisando as informações disponibilizadas pela áreade Informações Gerenciais garantido a aplicabilidade dos mesmos.
Requirements and qualifications
Nível de formação Ensino Superior (concluído): Área de formação Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis ou Direito.
2 anos em atividades da área de crédito na agência ou experiência similar de mercado.
Habilidades e Temas de conhecimento desejáveis:
Análise e contratação de Crédito;
Análise de risco de crédito/Provisão;
Garantias de crédito;
Recuperação de crédito (Régua de cobrança nas fases amigável, extrajudicial e Judicial com abordagens negocial, operacional e estratégico);
Abordagem negocial com campanhas e mesa de negociação;
Legislação bancária com ênfase em legislação voltada a todas as etapas do ciclo do crédito
Produtos e serviços de crédito
Conhecimento
Disponibilidade para viagens
Presencial em Dourados – MS
Process stages
Step 1: Registration
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Registration
Step 2: Queremos te conhecer melhor
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Queremos te conhecer melhor
Step 3: Avaliação do PDA
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Avaliação do PDA
Step 4: Entrevista Individual e Case da área
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Entrevista Individual e Case da área
Step 5: Hiring
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Hiring
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