O profissional irá atuar em projeto social da ACM São Paulo - Unidade Guarulhos, realizando atendimentos aos Usuários e famílias, por meio da Psicologia, acompanhando e identificando necessidades de ações interventivas e acolhimento, com escuta ativa, orientações, relatórios/laudos, visitas e entrevistas domiciliares, proteção pró-ativa, atividades socioeducativas, convívio e facilitação de grupos.
**Atividades**:
- Acompanhar os assistidos que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar, social e distúrbios, empregando enfoque preventivo, oferecendo maior apoio, equilíbrio e proteção aos usuários e seus familiares, visitas domiciliares.
- Realizar ações desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.
- Prevenir a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
- Promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
- Desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido pela Proteção Social Básica, considerando que o objetivo da intervenção, assim como o momento em que ele ocorre na família, em seus membros ou indivíduos.
- Facilitar processos de identificação, construção e atualização de potenciais pessoais; grupais e comunitários, de modo a fortalecer atividades e positividades já existentes nas interações dos moradores, nos arranjos familiares e na atuação dos grupos, propiciando formas de convivência familiar e comunitária que favoreçam a criação de laços afetivos e colaborativos entre os atores envolvidos.
- Fomentar espaços de interação dialógica que integrem vivências, leitura crítica da realidade e ação criativa e transformadora, a fim de que as pessoas reconheçam-se e se movimentem na condição da construção de si e dos seus contextos social, comunitário e familiar.
- Compreender e acompanhar os movimentos de construção subjetiva de pessoas, grupos comunitários e famílias, atentando para a articulação desses processos com as vivências e as práticas sociais existentes sóciocomunitária e familiar.
- Colaborar com a construção de processos de mediação, organização, mobilização social e participação dialógica que impliquem na efetivação de direitos sociais e na melhoria das condições de vida.
- No atendimento, desenvolver as ações de acolhida, entrevistas, orientações, referenciamento e contra-referenciamento, visitas e entrevistas domiciliares, proteção pró-ativa, atividades socioeducativas e de convívio, facilitação de grupos, estimulando processos contextualizados.
- Por meio das ações, promover o desenvolvimento de habilidades, potencialidades e aquisições, articulação e fortalecimento da proteção social, mediante assessoria a instituições e grupos comunitários.
- Desenvolver o trabalho social articulado aos demais trabalhos da rede de proteção social, tendo em vista os direitos a serem assegurados ou resgatados.
- Participar da implementação, elaboração e execução dos projetos de trabalho.
- Contribuir na elaboração, socialização, execução, no acompanhamento e na avaliação do plano de trabalho de seu setor de atuação, garantindo a integralidade das ações.
- Na ação profissional, é fundamental a atenção acerca do significado social da profissão e da direção da intervenção da Psicologia na sociedade, apontando para novos dispositivos que rompam com o privativo da clínica mas não com a formação da Psicologia, que traz, em sua essência, referenciais teórico-técnicos de valorização do outro, aspectos de intervenção e escuta comprometida com o processo de superação e de promoção da pessoa.
**Requisitos**:
- Graduação Completa em Psicologia com registro ativo no CRP;
- Experiência na área de Psicologia Social.
**Desejável**:
- Experiência e atuação em projetos sociais.
**Horário da vaga**:
- De segunda a sexta-feira das 8h às 12h.