**O PERFIL QUE PROCURAMOS**:
Para inspirar e habilitar nossos clientes a serem a sua melhor versão, precisamos de uma área de desenvolvimento de produtos que seja técnica e alinhada a necessidade de nossos clientes.
Para isso, buscamos um Gerente de Produtos que tenha um know-how robusto em processos de desenvolvimento de produtos, especialmente em acessórios, equipamentos e calçados.
Nosso radar está atento a perfis com alto nível de comprometimento, responsabilidade, foco em pessoas e resultados e forte liderança!
A missão dessa pessoa será traduzir a estratégia da empresa em um plano de produtos conciso, garantindo sua implementação através de pesquisas de mercado, identificação de oportunidades, formulação e execução de projetos de produtos.
Comunicação clara e assertiva, com empatia e bom relacionamento interpessoal, habilidades para negociação, dinamismo, agilidade, visão sistêmica e resolutividade são características indispensáveis.
Inovação, flexibilidade, inconformismo, maturidade e resiliência também complementam o perfil.
Buscamos alguém que venha para deixar sua marca positiva no nosso legado!
**DIA A DIA DA VAGA**:
A missão do Gerente de Produtos é atuar como "dono" da linha de produtos ("product owner"), traduzindo a estratégia da empresa em um plano de produtos conciso, garantindo sua implementação através de pesquisas de mercado, identificação de oportunidades, formulação e execução de projetos de produtos, visando ao atendimento das necessidades dos clientes e entrega dos resultados financeiros esperados pela companhia.
Suas principais atividades e responsabilidades serão:
- Realizar constantes análises e pesquisas de mercado, nos setores público e privado, visando definir o melhor posicionamento estratégico dos segmentos de produto da empresa
- Apoiar com informações de mercado o planejamento estratégico da empresa
- Conduzir estudos e avaliações de benchmarking com os principais concorrentes de mercado, monitorando continuamente seus movimentos estratégicos
- Implantar métodos para quantificar os mercados de atuação da empresa e a participação (share) de cada player
- Identificar oportunidades de mercado e analisar de viabilidade de novos produtos e categorias
- Desenvolver pesquisas de mercado para avaliar as necessidades dos clientes finais, de forma a gerar dados de entrada para projetos de melhoria ou de novos produtos
- Estudar diferentes mercados buscando oportunidades de novos negócios e novos segmentos de produtos
- Participar de feiras e eventos nacionais e internacionais, buscando inovações e oportunidades de novos produtos
- Gerenciar e otimizar o portfólio de produtos através do entendimento do posicionamento estratégico da empresa
- Definir o road map de produtos, controlando as etapas de phase-in e phase-out de cada projeto, além de acompanhar e monitorar todo o ciclo de vida dos produtos
- Avaliar constantemente a performance de cada linha de produto, em termos do atingimento de volumes de vendas, mix, preço, margem e canais, propondo ações quando necessário
- Traçar estratégias em conjunto com outras áreas para aumento de vendas e rentabilidade das linhas de produto
- Avaliar gaps e oportunidades de redesenho ou adaptação de produtos já implantados
- Definir os modelos de precificação e proposta de valor
- Definir, implementar e assegurar o cumprimento do processo de desenvolvimento de produtos da área, da fase de pré até o pós-desenvolvimento
- Atuar na definição da estratégia de desenvolvimento de produto para cada projeto proposto
- Coordenar a equipe técnica, assegurando o resultado final dos projetos de desenvolvimento
- Atuar na prospecção, seleção e gerenciamento de escritórios de design e engenharia terceirizados, visando auxiliar etapas do desenvolvimento de produtos
- Garantir a correta comunicação com fornecedores nacionais e internacionais nas fases de desenvolvimento de produtos
- Acompanhar e cobrar os cronogramas de desenvolvimento, garantindo o cumprimento de prazo nos lançamentos de produtos
- Identificar recursos e ferramentas de TI que contribuam para facilitar o processo de desenvolvimento, realizar análises e potencializar os resultados
- Atuar como integrador e facilitador entre as diversas áreas envolvidas nos projetos de produtos
- Auxiliar e conduzir interações com o time técnico para definição de soluções que garantam o atendimento das necessidades dos clientes
- Atuar em conjunto com o time de supply chain para o desenvolvimento e qualificação de fornecedores para fabricação de produtos e componentes
- Elaborar as previsões de demanda por segmento, linha e grupo de produtos, em conjunto com a área comercial e de supply chain, visando formar o forecast da empresa
- Promover ações conjuntas com as diversas áreas da empresa, a fim de garantir a efetividade o forecast
- Acompanhar o desempenho comercial das linhas de produto