Resumo do Cargo
O cargo de Chief Financial Officer (CFO) visa definir e implementar estratégias financeiras de curto e longo prazo para garantir o crescimento sustentável da organização.
Principais Responsabilidades
1. Desenvolver e implementar estratégias financeiras, estruturas organizacionais e políticas internas que suportem o crescimento sustentável da empresa;
2. Desenvolver e gerir as equipes de controladoria, finanças, fiscal, contábil e administrativo, promovendo o desenvolvimento de competências e a melhoria contínua;
3. Gerenciar o planejamento financeiro, incluindo elaboração e controle de orçamentos, projeções e análise de desempenho financeiro;
4. Oferecer suporte financeiro para a tomada de decisões estratégicas, incluindo análise de viabilidade de novos projetos e expansão de mercado;
5. Coordenar a preparação de demonstrações financeiras, relatórios gerenciais e análises para stakeholders;
6. Asegurar a gestão eficiente do fluxo de caixa, capital de giro, e estrutura de capital;
7. Avaliar e gerenciar riscos financeiros, incluindo câmbio, crédito e liquidez;
8. Implementar e monitorar controles internos robustos para prevenir fraudes e garantir a precisão das informações financeiras;
9. Conduzir auditorias internas, garantindo a conformidade com todas as exigências legais e regulatórias;
10. Garantir conformidade com normas contábeis e regulatórias, assegurando transparência e integridade nos processos financeiros;
11. Promover relacionamento com instituições financeiras de modo que possa assegurar investimentos de curto, médio e longo prazo.
Requisitos
1. Formação superior em Contabilidade, Economia, Administração, Finanças ou áreas correlatas;
2. MBA ou pós-graduação em Finanças, Controladoria ou Gestão;
3. Vasta experiência em posições de liderança;
4. Forte conhecimento em finanças, controladoria, planejamento financeiro e gestão de riscos e práticas de governança corporativa;
5. Experiência em gestão de fluxo de caixa, análise de investimentos, operações de crédito e captação de recursos;
6. Experiência em implementação ferramentas de BI e projeto de transformação digital;
7. Habilidade em comunicação e negociação com stakeholders internos e externos;
8. Perfil estratégico, com foco em resultados e capacidade de tomada de decisão;
9. Capacidade de adaptação e resiliência em ambientes de alta complexidade;
10. Conhecimentos de M&A será considerado um diferencial.