1. Assegurar o cumprimento da legislação relativa à Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, bem como as normas corporativas da empresa;
2. Gerenciar as equipes de Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente, Seg. Patrimonial e Emergências assegurando a performance da equipe;
3. Elaborar e Gerenciar o Programa de Segurança para pessoas próprias, contratadas e população, com todas as ações necessárias para mitigar os riscos e reduzir a ocorrência de acidentes e incidentes;
4. Gerenciar a implementação do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, com base nos requisitos da ISO 45001 e 14001 aplicável a todos os funcionários próprios e contratados;
5. Levantar e adotar ações corretivas sobre todos os gaps relacionados à Legislação vigente, em especial da Portaria 3214/78, para evitar acidentes e autuações da fiscalização do Ministério do Trabalho;
6. Elaborar estatísticas mensais dos indicadores Reativos e Pró-ativos estabelecendo medidas de controle para correção de possíveis desvios;
8. Revisar os procedimentos operacionais, inserindo os conceitos e regras de segurança;
9. Coordenar a especificação e implementação de novas tecnologias de proteção como Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s - e Coletivos - EPC’s - para todas as atividades da empresa, principalmente as operacionais;
10. Gerenciar o Programa de Higiene Industrial da empresa por meio do monitoramento de todos os agentes químicos, físicos e biológicos, elaborando documentos legais como Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT, Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR e Laudos específicos;
11. Analisar os acidentes dos trabalhos sob aspecto do Nexo Causal para a devida caracterização conforme legislação;
12. Gerenciar o orçamento anual.
**Cargo**:Gerente de SSMA - Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente
**Requisitos**:
Escolaridade mínima:
Graduação - Engenharias - Concluído - Obrigatório
Pós-Graduação - Segurança do trabalho - Concluído - Obrigatório
Informática:
- Pacote Office - Intermediário - Obrigatório
Experiências e qualificações:
EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS REQUERIDOS:
- Gestão de Pessoas - obrigatório;
- Portaria 3214/78, Normas Regulamentadoras e todos os outros conhecimentos legais de Meio Ambiente Saúde e Segurança do Trabalho (SSMA);
- Código de Proteção contra Incêndios, normas internacionais de segurança com base na OSHA é desejável;
- Treinamentos e procedimentos de segurança;
- Técnicas de investigação de acidentes e suas causas;
- Auditorias de segurança e saúde - obrigatório;
- Implementação e Certificação da ISO 45001 e ISO 14001, além de profundo conhecimento em sistema de gestão em EHS;
- Avaliação dos agentes ambientais (químicos, físicos e biológicos) para coordenar o Programa de Higiene Industrial da empresa;
- Conhecimento sobre NBR14280-2001 para a correta elaboração de dados estatísticos para legislação brasileira e requisitos da OSHA - obrigatório;
- Elaboração e implementação de programas comportamentais de segurança;
- Experiência em Indústria Petroquímica.
**Competências**:
- Capacidade de liderar e intermediar reuniões, mobilizar diversas áreas da empresa e ser bom mediador de conflitos;
- Postura e conhecimento para representar a empresa em comitês externos, para esclarecimentos técnicos, explicações técnicas dos processos;
- Capacidade de trabalhar em equipe e se comunicar;
- Aptidão para tecnologia, domínio das ciências exatas e capacidade lógica, criativa e analítica;
- Ter poder de síntese e capacidade de criar e gerir ferramentas de acompanhamento de indicadores e apresentação de forma visual, objetiva e assertiva.
**Sobre a empresa**:
Confidencial