Descrição do Cargo:
Responsável pela implementação da proposta pedagógica em parceria com as Coordenações Pedagógicas de Segmento.
Garante a sustentabilidade e os resultados da unidade, considerando a excelência acadêmica.
Acompanha os processos de ensino e aprendizagem em parceria com as Coordenadoras Pedagógicas de Segmento.
Promove a parceria Escola/Família.
1. Acompanhar os processos de ensino e aprendizagem em parceria com a equipe pedagógica, foco nos resultados, garantindo a implementação da proposta pedagógica;
2. Implementa, junto com a equipe pedagógica, o planejamento anual em conformidade com o projeto pedagógico do colégio;
3. Participa, junto ao Serviço de Orientação Religiosa, do planejamento dos dias de formação e convivência;
4. Colabora com informações relevantes no processo de avaliação de professores, em parceria com as CPS's, a partir do acompanhamento realizado aos estudantes;
5. Promove estudos que propiciem a qualificação e atuação dos Auxiliares de Disciplina;
6. Responsabiliza-se pelo processo de enturmação de estudantes;
7. Mantém parceria constante com as Coordenadoras Pedagógicas de Segmento quanto ao processo de intervenção e acompanhamento dos estudantes junto aos professores;
8. Elaborar em parceria com as Coordenadoras Pedagógicas de Segmento os processos de organização dos Conselhos de Classe;
9. Conduz os Conselhos de Classe, orientando as discussões;
10. Cumpre o Plano de Metas estabelecido a partir da Avaliação de Desempenho;
11. Realizar gestão de processos relacionados ao desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, considerando a excelência acadêmica;
12. Prioriza no plano operacional da unidade, as atividades específicas de sua função conforme a proposta pedagógica;
13. Estabelece foco na condução profissional das suas atividades;
14. Monitora o andamento da realização do plano de ação, visando à revisão de estratégias em tempo hábil;
15. Realiza análises quantitativas e qualitativas para respaldar as ações de intervenção junto aos alunos e às famílias;
16. Implementa ações que propiciem o processo de autorregulação de aprendizagem;
17. Orienta os professores para o acompanhamento do desempenho dos estudantes, especialmente aqueles com necessidades educativas especiais;
18. Efetiva projetos de formação de liderança e protagonismo juvenil em parceria com a coordenação do SOR;
19. Sistematiza processo de autoavaliação dos estudantes;
20. Realiza projetos, junto aos estudantes, a partir de uma visão integradora dos segmentos;
21. Registra os processos sob sua responsabilidade;
22. Acompanha o desenvolvimento da aquisição das habilidades cognitivas dos estudantes, incentivando-os na construção dos hábitos de estudos;
23. Monitora criteriosamente o trabalho dos Auxiliares de Disciplina;
24. Zela pelo cumprimento dos códigos de disciplina e ética dentro da escola;
25. Promover a parceria Escola/Família na condução do processo educacional:
* Colabora com as Coordenadoras Pedagógicas de Segmento na realização de reuniões com os pais;
* Inova no atendimento às famílias buscando a fidelização dos estudantes;
* Estrutura com a equipe pedagógica uma linha de ação para a inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais e suas famílias;
* Colabora na acolhida e orientação dos estudantes novatos;
* Encaminha às famílias, por escrito, quaisquer medidas disciplinares adotadas pela unidade em relação ao estudante.
Requisitos:
* Conhecimentos na área pedagógica adquiridos em pós-graduação lato sensu;
* Conhecimentos na área de neurociências adquiridos em pós-graduação lato sensu;
* Conhecimento tecnológico;
* Gestão de projetos;
* Processos relacionados à metacognição e à autorregulação;
* Gestão de conflitos.