Coordenar, programar e executar auditorias em todas as áreas da cooperativa compreendendo os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da cooperativa no cumprimento de seus objetivos, mediante procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
**Responsabilidades e atribuições**
- Atuar como responsável técnico do setor de auditoria interna.
- Elaborar planilhas e relatórios diversos.
- Dar suporte à equipe e providenciar as soluções sempre que necessário.
- Supervisionar todas as atividades do setor, garantindo a continuidade dos serviços conforme regimento interno, manuais, normas, procedimentos, legislação pertinente e prazos definidos.
- Elaborar orçamento anual do setor.
- Manter a guarda de documentos e dos registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações;
- Recomendar à administração da cooperativa sugestões de melhoria no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
- Elaborar o plano de auditoria interna contendo os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da cooperativa, bem como considerando os riscos relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.
- Aplicar procedimentos de Auditoria Interna consistentes em exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
- Elaborar o Relatório da Auditoria Interna apresentando o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da cooperativa.
- Apresentar papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário, bem como atuar como interface entre a cooperativa e a auditoria externa contratada para que esta possa cumprir o exame das demonstrações financeiras da cooperativa e análise do balanço patrimonial.
- Realizar auditoria interna de conformidade e avaliar continuamente seus resultados para assegurar a conformidade legal ou regulamentar em seus processos reportando diretamente à alta administração e ao Conselho de Administração, apoiando a alta administração a organizar o ambiente interno de controle da operadora, fortemente focado em compliance, riscos e controles internos.
- Empregar uma abordagem sistêmica e disciplinada para a melhora da eficácia dos processos adicionando valor e incrementando resultados na cooperativa, suportando a alta administração no alcançar seus objetivos.
- Praticar todos os atos inerentes à atividade de auditoria interna tal como preconizados nas normas emanadas do conselho federal de contabilidade e Agência Nacional de Saúde Suplementar.
- Fazer a revisão dos documentos do setor (manuais, regimentos, procedimentos, etc.)
de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizados e disponíveis para acesso pela equipe.
- Remover e descartar em local apropriado resíduos provenientes da execução dos serviços.
- Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
- Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
- Participar de reuniões quando convocado.
- Atender às programações de treinamento e desenvolvimento.
- Cumprir com as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias, etc.
- Criar e sugerir fluxos e processos de trabalho, adotar medidas de otimização e racionalização, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes.
- Informar ao Conselho de Administração sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude.
- Posicionar o gestor sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsa