Administrar e manter o ambiente físico e lógico de redes, bem como todos os equipamentos relacionados à estrutura tecnológica da SPPREV. Administrar e manter as condições dos equipamentos do CPD da SPPREV de forma a atingir a melhor performance e disponibilidade. Ser referência técnica à equipe de suporte.
Atribuições:
Realizar a formulação, projeto, implantação e acompanhamento na manutenção, gerenciamento e monitoramento de infraestrutura de rede de dados visando manter a performance e funcionalidade, coerentes às necessidades da SPPREV.
Realizar a coordenação de atividades da equipe e, entre equipes, a atuação como gerente de projetos relacionados a área.
Identificar, qualificar e adotar as ações necessárias à implantação de novas tecnologias que venham a agregar valor no desenvolvimento de soluções e na operacionalização de equipamentos de rede como um todo.
Propor e executar melhorias no ambiente de redes.
Operacionalizar switches, hubs, roteadores, estações de trabalho, impressoras, firewall, antivírus, dispositivos móveis, unidades de backup, etc., compreendendo: qualificação, instalação, configuração, manutenção (preventiva/corretiva) e medição de performance.
Gerar e manter documentação, seguindo padrões, de todos os ativos, segmentos e elementos de rede, ativos e inativos, da SPPREV.
Medir e explanar em mídia e termoslegíveis, a performance operacional do ambiente de rede, identificando e propondo adequações, sempre que necessário, às expectativas da SPPREV.
Manter atualizados, os elementos de rede, que requeiram software e ou firmware/hardware, específicos, determinados por seus fabricantes e/ou fornecedores.
Planejar, documentar e executar, manutenção preventiva, em todos os elementos da rede física (cabos, conectores, equipamentos de comunicação, placas de rede das estações de trabalho, switches, roteadores etc.).
Acompanhar os serviços de manutenção e operação e garantir as funcionalidades de nobreaks e climatizadores do CPD da SPPREV.
Controlar e monitorar a performance de conectividade dos ambientes de datacenter contratados pela SPPREV.
Gerar e manter documentação de usuários dos recursos da rede, bem como estatísticas de utilização e/ou acessos realizados.
Realizar análise do tráfego e gerenciamento SNMP de redes de computadores.
Gerar e manter documentação de inventário físico dos componentes de hardware e software da rede.
Garantir que a Política de Segurança definida para a SPPREV seja implantada e executada corretamente, verificando possíveis falhas na segurança da rede contra usuários intrusos, manifestações de vírus ou qualquer outro agente externo que afete a integridade da rede e seus dados, apontando as possíveis soluções.
Gerenciar a utilização dos recursos da rede física e lógica através de relatórios e estatísticas, apontando suas falhas e definindo possíveis soluções.
Documentar o ambiente de cabeamento estruturado da SPPREV.
Prestar suporte específico aos usuários.
Efetuar controle dos serviços que venham a ser contratados pela SPPREV referentes aos recursos físicos e lógicos da rede.
Instalar e administrar todo o ambiente de sistemas operacionais de rede da SPPREV e seus respectivos recursos próprios (DNS, DHCP, WINS e Proxy).
Executar as solicitações de serviço encaminhadas ao setor no que se refere à competência da equipe de redes.
Participar de reuniões técnicas e não técnicas.
Prestar suporte a outras equipes e a usuários, como terceiro nível.
Atuar na interface com fornecedores e com outras áreas.
Realizar atividades relacionadas a administração, operação, implantação e suporte de equipamentos e soluções de comunicação de dados, voz, vídeo e wireless.
Dar orientação à equipe de redes e suporte.
Acompanhar e monitorar as atividades executadas pela equipe ou por outras que tenham relação com atividades da área.
Dar apoio na elaboração de termos técnicos e requisitos de contratação de soluções de rede.
Realizar atividades relacionadas a administração, operação, implantação e suporte de equipamentos e soluções de LAN, WAN e Wireless.
Outras atividades relacionadas à administração de redes
Qualificações e Experiências Requisitadas:
Certificação CCNA ou certificação equivalente mais atual.
Conhecimento da metodologia ITIL4.
Nível superior completo em TI comprovado por atestado de conclusão de curso ou diploma emitido por entidade de ensino superior.
Habilidade em comunicação oral e escrita.
Habilidade para encontrar a causa raiz de um problema.
Bom relacionamento interpessoal. ;