Principais Responsabilidades: Operar motosserra, policorte (MTZ Geismar ou Husqvarna), motopoda, tirefonadeira com carrinho, conjunto de socaria Jackson, furadeira de dormentes e furadeira de trilhos a combustão para perfuração e corte de chapas, metais, tubos, trilhos, madeiras e vegetação rasteira.
Utilizar máquinas especializadas para socar lastro ferroviário, pregar placas de apoio nos dormentes e demais atividades relacionadas à manutenção da via permanente.
Inspecionar as condições dos equipamentos, monitorando sua funcionalidade, temperatura e desgaste, realizando pequenos reparos ou solicitando manutenção quando necessário.
Assegurar a qualidade e segurança das operações, seguindo rigorosamente os procedimentos técnicos e normas de segurança.
Preparar a área de trabalho, realizando a limpeza ao redor das árvores a serem abatidas, marcação, talhos e direcionamento da queda com controle adequado.
Manter o ambiente organizado, garantindo a limpeza da área de trabalho ao término das atividades.