Graduação completa em Direito, Ciências Contábeis, Administração, Recursos Humanos e/ou áreas afins; Sólido conhecimento da legislação trabalhista e sindical brasileira; Excelentes habilidades de comunicação, negociação e resolução de conflitos; Pacote office avançado; Disponibilidade para residir nas proximidades de Serra do Salitre, Patrocínio ou Araxá-MG; Disponibilidade para viagens e para atuar em diferentes localidades, conforme a necessidade da empresa. Propor, alinhar e executar a estratégia de negociações sindicais, desde abordagem aos sindicatos até a devida comunicação com os colaboradores; Desenvolver e manter relações positivas com diálogos abertos junto às entidades sindicais laborais e patronais; Conduzir as negociações coletivas junto aos sindicatos das categorias e acompanhar as tratativas de convenção junto aos sindicatos patronais; Apoiar os sindicatos quando necessário, nas assembleias, em formato presencial ou virtual; Monitorar e assegurar a implementação e o cumprimento dos acordos sindicais nas unidades de negócio; Analisar e interpretar a legislação trabalhista e sindical, fornecendo orientações para a conformidade da empresa; Preparar e revisar documentos legais e comunicados internos sobre relações sindicais; Mediar conflitos trabalhistas e sindicais, promovendo a resolução de disputas de forma justa e eficiente; Elaborar e/ou revisar instrumentos coletivos de trabalho e protocolá-los no sistema mediador, se necessário; Interagir com as áreas de atendimento ao negócio e aos funcionários, em RH, para capturar demandas e oportunidades de melhoria e padronização; Organizar diretório de reposição dos acordos coletivos de trabalho em ambientes disponibilizados pela empresa; Gerar informações sobre acordos coletivos de trabalho para tomada de decisão sempre que necessário; Conhecimento sobre disposições legais de gestão documental de terceiros; Implementar ações preventivas para evitar conflitos e melhorar o clima organizacional; Desenvolver e conduzir treinamentos para gestores e colaboradores sobre relações sindicais e práticas de conformidade; Manter-se atualizado sobre mudanças na legislação e práticas trabalhistas, compartilhando conhecimento com a equipe; Monitorar indicadores de relações sindicais e trabalhistas, preparando relatórios e análises para as áreas de interface; Fazer a gestão contratual e interface com consultoria especializada em relações sindicais, quando houver; Prestar informações, esclarecimento de dúvidas e atendimentos de solicitações referente à legislação trabalhista e relações sindicais; Assessorar as unidades em temas que envolvem relações sindicais e trabalhistas; Identificar tendências e propor melhoria contínua nas práticas de relações sindicais.