Especialista II em Formatação e Performance de Canais B2B Join to apply for the Especialista II em Formatação e Performance de Canais B2B role at Grupo Boticário Job Description Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 19 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.780 cidades brasileiras. CONHEÇA O TIME DE FORMATAÇÃO DE CANAIS B2B Nosso time de Formatação de Canais B2B atua na criação e execução de estratégias de longo prazo que impulsionam o crescimento sustentável e a lucratividade dos negócios, com foco em canais como Farma, Perfumaria e Alimentar. Entre as suas responsabilidades estão o desenvolvimento de planos estratégicos baseados em análises de mercado e tendências, liderança de projetos inovadores e a sinergia entre áreas para garantir tomadas de decisão estratégicas e bem fundamentadas. Trabalham para identificar oportunidades, gerenciar riscos e traduzir insights em ações concretas, sempre comprometidos com a excelência e o impacto positivo nos resultados. A posição de Especialista II em Formatação e Performance de Canais B2B tem foco em análise, estratégia e execução. A pessoa responsável terá como principais responsabilidades : Análises e Planejamento Estratégico: Realizar análises financeiras e de desempenho operacional dos canais B2B para identificar desvios, oportunidades de crescimento e otimização. Gerar insights sobre performance e rentabilidade, além de suportar a construção de soluções estratégicas como roteiros de mercado e estratégias de malha logística (Go-To-Market). Simulação e Avaliação de Modelos de Atendimento: Desenvolver e revisar os modelos de atendimento ao cliente, considerando formatos como operação direta, operadores logísticos, distribuidores e atacados. Analisar custo de servir (CTS) para diferentes canais, revisando premissas, benchmarks de mercado e propondo os formatos mais eficientes em termos de rentabilidade e alocação de investimentos. Gestão Financeira e P&L: Garantir entendimento completo do P&L (cliente, canais e operação), construir simuladores financeiros e realizar análises aprofundadas para otimização de custos e investimentos. Participar na definição de programas de incentivos, precificação, lucratividade por canal e análise do portfólio de marcas. Conexão entre Estratégia e Execução: Fazer a ponte entre áreas estratégicas e operacionais, garantindo excelência na implementação de novas definições de malha, portfólio e indicadores de rentabilidade. Monitorar os resultados e sugerir ações de melhorias contínuas para agregar valor aos clientes B2B e demais stakeholders. Análise de Mercado e Insights de Crescimento: Interpretar dinâmicas de mercado, comportamento de shoppers e particularidades de cada canal (farmácia, perfumaria e alimentar). Identificar áreas brancas e oportunidades de crescimento, colaborando com times de categoria na customização do portfólio. Engajamento e Suporte ao Time: Construir apresentações para validar ações estratégicas com áreas correlatas. Suportar na implementação de mudanças estruturais e acompanhar o impacto através de indicadores de sucesso. Experiências Desejadas (Qualificações e experiências que gostaríamos de encontrar nos perfis inscritos e que são necessárias para desempenhar as funções do cargo) Experiência com gestão de canais indiretos em B2B. Participação ativa em projetos de Go-To-Market, programas de rentabilidade ou análises de custo de servir de malhas logísticas. Experiência prática com Joint Business Planning (JBP) e análise de desempenhos financeiros e comerciais, especialmente relacionados à geração de rentabilidade. Vivência em gestão de portfólio, desenvolvimento de políticas comerciais e execução de estratégias relacionadas a precificação e ROI. Preferencialmente experiência no mercado de beleza ou em grandes players do varejo ou bens de consumo (P&G, Unilever, Nestlé, L’Oréal, etc.). Conhecimento prévio em trade marketing, planejamento estratégico e projetos cross-funcionais serão um diferencial. Requirements And Qualifications Habilidades Técnicas e Ferramentas: Conhecimento de P&L, cálculo de rentabilidade e análises financeiras. Experiência com ferramentas de modelagem e análise de dados em grandes volumes, como Excel avançado, Tableau, e ferramentas Google (Google Analytics, Google Data Studio etc.). Familiaridade com sistemas de inteligência de mercado, como Nielsen, Scanntech e IQVIA. Diferenciais: conhecimento em plataformas para benchmarking de custo de servir e entendimentos básicos de ferramentas de BI. Formação e vivência profissional: Graduação em Administração, Economia, Engenharia ou áreas correlatas; pós-graduações ou MBAs em estratégia, finanças ou gestão comercial serão diferenciais. Conhecimento em planejamento estratégico, FP&A (Planejamento e Análise Financeira) ou RGM (Revenue Growth Management). Experiência com trade marketing e planejamento comercial. Habilidades Gerais: Capacidade analítica avançada para gerar lógica de análises entre áreas diferentes, interpretar cenários complexos e transformá-los em planos de ação factíveis. Boa comunicação para apresentações e alinhamento entre stakeholders internos e externos. Vivência em áreas de consultoria estratégica é um diferencial. Perfil generalista com visão geral de negócios e orientação para resultados. Boa capacidade de flutuar entre áreas estratégicas e operacionais. Habilidade de fazer perguntas críticas, mapear riscos e entender o impacto de decisões estruturais a longo prazo. Onde você vai trabalhar? O nosso jeito de trabalhar nunca para de evoluir, e depois de tantos aprendizados e novas formas de fazer acontecer nos últimos meses, estamos testando 3 modalidades de trabalho: remoto, híbrido OU presencial. Essa é uma vaga remota : Este desafio é quase 100% home office, com alguns encontros ao longo do ano. Prometemos que somente em caso de momentos incríveis Combinado? NOSSOS BENEFÍCIOS Já falamos que o Grupo Boticário é o melhor e maior ecossistema de beleza, né? E quando falamos dos Benefícios, nos preocupamos com as nossas pessoas e por isso, oferecemos um pacote de benefícios que permite uma vida mais equilibrada e completa: Aqui, sua Saúde é prioridade Plano médico e odontológico Auxílio medicamentos Vale saúde para familiares Sessões de psicoterapia gratuitas Telemedicina e 2ª opinião médica Vacina da gripe e HPV gratuitas Programas de cuidado com a saúde Vale refeição ou restaurante local (conforme modelo de trabalho) Vale alimentação Vale alimentação de Natal Plano de academias e estúdios de atividade física Auxílio home office (modelos de trabalho híbrido e remoto) Plano de saúde para pets Day off de aniversário Desconto de até 40% em nossos produtos Associação para colaboradores (convênios e parcerias, loja multimarcas, academias total pass, cursos e muito mais) Programa de viagens e hospedagens Auxílio educação infantil Crédito nutrição infantil Auxílio babá Auxílio material escolar Orientação jurídica, psicológica e social Apoio para pais atípicos Licença parental estendida (180 dias para mães e 120 dias para pais) Mobilidade para sua jornada presencial Vale Transporte e Estacionamento (modelos híbrido e presencial) Seguro de Vida Apoio ao falecimento de pais Previdência Privada Empréstimos consignados Os pacotes de benefícios são configurados conforme regras de elegibilidade. Process stages Step 1: Registration Step 2: Triagem Step 3: Entrevista Recrutamento e Seleção Step 4: Entrevista com Liderança Step 5: Carta Oferta Step 6: Processo Admissional Step 7: Hiring Grupo Boticário De uma pequena farmácia de manipulação a maior franquia de cosméticos do planeta. Somos um Grupo com 15 marcas que está presente em mais de 40 países, com mais de 4.000 lojas físicas, líder de e-commerce de beleza no Brasil e mais de 19.000 colaboradores diretos. Temos um ecossistema próprio de beleza, que vai da indústria ao ponto de venda, da logística ao varejo, do laboratório ao coração das consumidoras e das nossas inovações até a palma da sua mão. Acreditamos que o futuro mais bonito é aquele que construímos juntos, por isso, até 2030 temos compromissos ambiciosos voltados para o impacto positivo em dimensões humanas, ambientais e em nossos processos produtivos. Reinventamos a beleza por meio da tecnologia, inovação diversidade e sustentabilidade com: O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuarmos com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers. Vem fazer beleza com a gente J-18808-Ljbffr