Produção de conteúdo jornalístico e institucional sob demanda: inclui apuração, redação e edição de texto cujos temas abrangem, em determinados momentos, grande complexidade (Políticas Públicas, Legislação, Normas Técnicas, Tecnologia, Indústria, Agronegócios, entre outros), é importante que haja expertise e amadurecimento profissional por parte dos que prestarão esses serviços para a instituição.
- Entende-se por produção de texto jornalístico o serviço de apuração, redação e edição de textos que tratem ações, produtos, serviços e resultados, para fins de assessoria de imprensa e publicação nos canais de comunicação internos e externos, físicos e/ou digitais;
- Entende-se por produção de texto institucional o serviço de apuração, redação e edição de textos que tratem de ações, produtos e serviços de interesse para fins de assessoria de imprensa e assessoria institucional, tais como briefings, discursos e outras falas institucionais;
- Os textos poderão ser acompanhados ou não de imagem, de acordo com a demanda enviada pelo gestor do contrato.
Entende-se por produção de imagem jornalística o serviço de captação e edição de imagens, para fins de assessoria de imprensa e publicação em canais de comunicação internos e externos, físicos e/ou digitais;
- A produção e edição de textos e imagens jornalísticos deverão obedecer aos critérios do Guia de Redação do Sistema Sebrae (que será disponibilizado) ou qualquer outro documento que o substitua;
- A produção de imagens deverá atender ao objetivo de comunicar e/ou ilustrar o fato relatado no conteúdo jornalístico e/ou institucional, estando bem enquadrada, focada e iluminada, sem poluição visual, tremida ou com outros defeitos técnicos, tendo resolução mínima de 5MP (megapixels).
- Quando a produção de conteúdo e imagem ocorrer em função da cobertura de eventos e ações factuais, o profissional deverá disponibilizar, no prazo máximo de 20 minutos após o início do evento/ação, uma foto de boa qualidade, com o intuito de divulgação pelo Sebrae Alagoas em seus canais de comunicação e relacionamento digital;
- Os conteúdos relacionados a cobertura de eventos deverão ser entregues obedecendo dos seguintes prazos:
a) Cobertura de eventos realizada até 12h ?
os conteúdos (Texto e Imagem) deverão ser entregues editados para aprovação do gestor do contrato até às 14h do mesmo dia;
b) Cobertura de eventos realizada entre 12h e 15h ?
os conteúdos (Texto e Imagem) deverão ser entregues para aprovação do gestor do contrato até às 17h do mesmo dia;
c) Cobertura de eventos realizada a partir das 15h ?
os conteúdos (Texto e Imagem) deverão ser entregues para aprovação do gestor do contrato até às 09h do dia subsequente.
- Conteúdos não factuais, que requerem mais tempo de apuração e entrevistas, deverão ser entregues dentro do prazo acordado pelo gestor do contrato no momento do planejamento, podendo variar de acordo com a pauta;
- Os profissionais devem atuar no mercado local, uma vez que a execução das suas atividades também depende da qualidade das relações profissionais construídas no mercado local, que envolve o acesso às fontes de informações, sobretudo
em ambientes institucionais, além do conhecimento e vivência da cultura local;
- Estima-se uma demanda mensal média de 70 (setenta) laudas de conteúdo jornalístico
e 08 (oito) laudas de conteúdo institucional.
Para efeito de cálculo da lauda jornalística, será considerado um número máximo de 32 (trinta e duas) linhas, com 72 (setenta e dois) toques cada, perfazendo um total de 2.304 caracteres com espaços.
Formação superior em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo.
Experiência mínima de 01 (um) ano na produção de conteúdo jornalístico, com feeling jornalístico; aperfeiçoamento de texto; trato com as fontes; desenvoltura em entrevistas; entre outras características, próprias de um profissional dessa natureza.
Comunicação, flexibilidade, criatividade, proatividade, inteligência emocional e criatividade.
A prestação dos serviços será feita em home office, de segunda a sexta, no horário das 8h às 17h, podendo, em situações excepcionais, ser realizada à noite, nos finais de semana e/ou feriados, em caráter remoto ou presencial (cobertura de eventos).