Pré-requisitos:
Inglês avançado/fluente;Formação superior completa.Diferencial: experiência na área de Risco Operacional ou Controles Internos no segmento bancário.
Atividades:
Gestão de Risco Operacional:
• Preparação dos Dashboards mensais e apresentações para o Comitê de Controles Internos e Risco Operacional incluindo o controle de apetite para risco operacional definidos na RAS (Risk Appetite Statement)
• Preparação dos KRIs e KPIs relacionados a Gestão de Risco Operacional
• Criação e revisão periódica de Políticas e Procedimentos Regulatórios geridos pelo departamento.
• Monitoramento e Revisão das Atividades de Controles Internos.
• Preparação de Relatório Regulatório de Controles Internos.
• Avaliação de Incidentes Operacionais: investigação, formalização e definição de planos de ação incluindo o monitoramento de conclusão dos planos.
• Coordenação do exercício de RCSA e Campanhas de Certificação do Blueprint seguindo a governança global.
• Participação ativa nos projetos internos para implementação de novos controles, produtos e processos, de forma transversal, para assegurar que os riscos são devidamente identificados, mensurados, classificados e mitigados dentro do escopo da primeira linha de defesa para risco operacional (análise qualitativa e quantitativa).
• Monitoramento do programa de Gestão de Risco de Fornecedores (TPRM) no Brasil.
Segurança da Informação e Cibernética:
• Coordenação de exercícios, campanhas e atividades preventivas periódicas relacionadas à segurança da informação e cibernética junto à Equipe Regional de Cibersegurança (Proteção de Dados, gestão de DOPs, exercício de Tabletop, Campanhas de Phishing, etc).
• Garantir que os requisitos regulatórios relacionados à segurança cibernética estejam em vigor para atender às exigências regulatórias.
• Promover treinamentos e sessões regulares de conscientização relacionadas à Segurança da Informação e Cibernética.
• Coleta e Reporte de Incidentes Cibernéticos ao time de segurança regional.
Coordenação do NPC (Comitê de Novos Produtos):
• Fornecer suporte a todas as Unidades de Negócio para a implementação de novos produtos, incluindo a avaliação end-toend dos sistemas de processamento e a implementação de controles necessários.
• Garantir que o novo produto/atividade esteja coberto pelo framework de supervisão permanente existente ou, se necessário, planejar e implementar novos.
• Gerenciar o ciclo de vida dos Produtos, incluindo Condições Pendentes, Restrições e Produtos Dormentes.
Gestão de Continuidade de Negócios (BCM):
• Garantir um alto nível de prontidão para atender à continuidade dos negócios em situações adversas ou de crise.
• Cumprir as políticas internas e requisitos regulatórios relacionados ao BCM.
• Coordenar revisões anuais dos BCPs (2 Pagers) e BIA (Business Impact Analysis) para cobrir todas as atividades críticas da Instituição.
• Coordenar exercícios e testes anuais de recuperação de desastres (Call Trees, DR Site, Data Center Loss, PALT, etc).
• Análise do Risco de Continuidade de Negócios (BCM) dos relacionamentos existentes nos âmbitos da Gestão de Risco de Terceiros (TPRM).