Descrição:
Formação Acadêmica - Contrato Celetista:
* Licenciatura completa em Pedagogia.
* Pós-graduação (completa ou em curso) em Educação Infantil, Neuroeducação, Metodologias Ativas, Educação Inclusiva ou áreas relacionadas.
Formação Acadêmica - Contrato de Estágio:
* Cursando entre o 3º e o penúltimo semestre da licenciatura em Pedagogia.
Experiência Profissional:
* Experiência comprovada como Auxiliar de Classe da Educação Infantil (somente contrato celetista).
* Familiaridade com as exigências específicas dessa faixa etária, evidenciando habilidades para lidar com as demandas e peculiaridades dessa fase do desenvolvimento.
* Experiência anterior em instituições de referência na educação básica (somente contrato celetista).
* Contrato de estágio não exige experiência prévia na educação infantil.
Cursos e Certificações Desejáveis:
* Participação em programas de formação pedagógica, workshops ou cursos relacionados a Educação Infantil ou áreas correlatas.
Habilidades e Conhecimentos Essenciais:
* Conhecimento básico de práticas pedagógicas inovadoras e criativas.
* Familiaridade com as diretrizes curriculares e os objetivos de aprendizagem da Educação Infantil (somente contrato celetista).
* Conhecimento em ferramentas digitais, como Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) OU Ferramentas Google (Planilhas, Formulários, Documentos, Slides, Drive, Gmail).
* Habilidades no uso de recursos tecnológicos e materiais didáticos diversificados para enriquecer o processo de ensino, proporcionando uma experiência de aprendizagem atualizada.
* Capacidade de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, acolhedor e estimulante aos alunos.
Habilidades Comportamentais Essenciais:
* Flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes estilos de aprendizagem e necessidades individuais dos alunos, proporcionando um ambiente educacional inclusivo.
* Habilidades de comunicação para estabelecer relações de respeito, empatia e diálogo com alunos, pais e colegas, criando um ambiente acolhedor e colaborativo.
* Capacidade empática para compreender e valorizar o mundo infantil de maneira lúdica, favorecendo uma conexão emocional mais profunda.
* Habilidade de lidar com situações imprevistas de forma criativa e inovadora, adaptando-se às necessidades dinâmicas dos alunos e proporcionando soluções eficazes.
* Capacidade empática, sensível e atenta, possibilitando a identificação rápida de necessidades individuais, potencialidades e desafios de cada aluno.
* Facilidade em colaborar efetivamente com outros profissionais da educação, especialistas e membros da equipe, visando a construção de práticas interdisciplinares que enriqueçam a experiência educacional.
* Habilidade para criar e manter um ambiente de sala de aula positivo, incentivando a colaboração entre os alunos, o respeito mútuo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
* Paixão genuína pelo ensino na Educação Infantil, demonstrando um compromisso entusiasmado com o desenvolvimento integral das crianças durante essa fase fundamental de aprendizado.
Responsabilidades:
* Trabalhar em estreita colaboração com a equipe docente para implementar atividades pedagógicas inovadoras, garantindo um ambiente educacional estimulante.
* Oferecer suporte à docente titular ao desenvolver e adaptar materiais didáticos, bem como recursos visuais, promovendo uma abordagem prática e envolvente para facilitar o aprendizado das crianças.
* Zelar pelo bem-estar emocional e físico da turma, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e propício ao crescimento integral.
* Contribuir ativamente para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, incentivando habilidades essenciais como a resolução de conflitos, a empatia e a expressão emocional.
* Participar ativamente de reuniões e eventos destinados à integração entre a escola e as famílias, fortalecendo a parceria educacional.
* Auxiliar na organização de eventos escolares e atividades extracurriculares, garantindo uma eficiência logística que contribua para a integração da comunidade escolar.
* Colaborar no registro de informações pertinentes ao desempenho acadêmico e comportamental dos alunos, fornecendo dados relevantes para a tomada de decisões pedagógicas.
* Demonstrar experiência prévia em funções relacionadas à Educação Infantil, preferencialmente como auxiliar de classe ou em atividades similares.
* Possuir conhecimento das teorias e práticas pedagógicas voltadas para a primeira infância.
* Possuir habilidades de comunicação e interação, não apenas com as crianças, mas também com colegas, pais e demais membros da comunidade escolar.
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