Requisitos:
Nível de formação: Ensino superior completo ou em andamento nas áreas de formação Administração, Contabilidade, Economia e áreas afins.
Conhecimentos necessários:
* Conhecimento sobre produtos e serviços financeiros;
* Cooperativismo de crédito;
* Economia básica;
* Lei geral de micro e pequenas empresas (básico);
* Negociação;
* Foco no associado;
* Comunicação;
* Facilidade com a tecnologia;
* Orientação para servir.
Certificação obrigatória da ANBIMA: CPA-10.
A certificação da ANBIMA é um diferencial no seu currículo. Para entender mais sobre o assunto, acesse o site do entenda.
Funções do consultor financeiro:
* Realizar estímulos para os associados sobre soluções financeiras, verificando se fazem sentido para o momento de vida;
* Apoiar os associados em suas decisões sobre produtos e serviços financeiros, criando estratégias para a vida financeira e gerando impacto positivo nas comunidades onde a cooperativa está inserida.
Gestão da carteira de associados:
* Responder pela administração e desenvolvimento da carteira de associados predominantemente de Pessoa Jurídica (PJ);
* Cumprir a agenda comercial estabelecida, apresentando soluções financeiras adequadas às necessidades;
* Comercializar produtos e serviços aderentes as metas estabelecidas, visando o cumprimento do planejamento estratégico.
Prospecção:
* Prospectar novos associados e negócios conhecendo o ramo da atividade desempenhada pelo associado e o grau de endividamento;
* Realizar visitas, visando realizar novos negócios e potencializar o relacionamento com os associados.
Especialista digital:
* Facilitar a interação dos associados com os canais de autoatendimento e autosserviço, visando a agilidade e o direcionamento dos associados para as soluções digitais;
* Prestar orientação para associados utilizarem melhor os produtos e tecnologia disponíveis.
Atividades transacionais:
* Controlar os níveis de endividamento da carteira e elaborar medidas de resolução da inadimplência, evitando custos e envolvimento judicial;
* Realizar cadastro e atualizações dos dados de associados.
Integração de novos associados:
* Realizar a integração de novos associados, explicando sobre o Sicredi, tirando dúvidas, visando o engajamento do associado com os valores do cooperativismo.
Transações financeiras:
* Realizar transações financeiras de pagamentos, recebimentos e transferências, eventualmente e conforme demanda.