Descrição Sumária
Gerir as atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos de implantação, racionalização e redesenho de processos, incluindo desenvolvimento e integração de sistemas com utilização de alta tecnologia, bem como o aprimoramento/manutenção de processos voltados à comunicação (telefonia e internet).
Atividades Específicas
- Realizar aprovações, priorizações e atribuições relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de informações, por meio de reuniões com envolvidos nas solicitações, ou propondo novos desenvolvimentos, com objetivo de assegurar a maior eficiência e eficácia nos processos operacionais da empresa.
- Definir, em conjunto com a equipe, os métodos de trabalho a serem utilizados para o desenvolvimento e implantação de projetos, realizando reuniões com a equipe, visando agregar a equipe à busca por melhores resultados.
- Elaborar procedimentos para as atividades inerentes à área, identificando procedimentos específicos, com o objetivo de assegurar a realização padronizada e adequada das atividades, bem como a obtenção de resultados esperados, de forma a resguardar a segurança de colaboradores e da empresa.
- Acompanhar o desenvolvimento das atividades da equipe de TI, por meio de reuniões periódicas, averiguando o cumprimento dos prazos acordados, bem como verificando a existência de eventuais interferências inadequadas ou necessidades da equipe, tais como ações de usuários; reuniões para definições de regras de negócios; necessidades de treinamentos específicos; necessidades de auxílio externo especializado, entre outros.
- Prospectar inovações tecnológicas e novas ferramentas existentes no mercado, ou em fase de desenvolvimento, participando de congressos, feiras e viagens técnicas, com o objetivo de identificar novas tecnologias que sejam aplicáveis à melhoria dos processos da empresa como um todo.
- Checar, em conjunto com a equipe, se os padrões operacionais e procedimentos determinados estejam sendo seguidos, verificando se os resultados esperados estão sendo alcançados através de acompanhamento de chamados, análise e auditoria de documentações dispostas nos procedimentos, com objetivo de evitar que processos operacionais sejam descumpridos.
- Participar de comitês e reuniões estratégicas promovidas pela empresa e entidades correlatas ao negócio, atendendo a convites, com o objetivo de manter a área de TI atualizada e inserida nas decisões estratégicas da empresa.
- Desenvolver parcerias com fornecedores, através de contatos com empresas que atuam no mercado, visando garantir que os mais modernos recursos tecnológicos sejam aplicados pela empresa.
- Estabelecer critérios e normas de segurança (física e tecnológica) das instalações, equipamentos e dados processados, bem como normas gerais de acesso aos equipamentos e de proteção dos arquivos, discos e programas, desenvolvendo normas e procedimentos, bem como verificando a aplicação desses, em conformidade com o solicitado, visando garantir a segurança, continuidade e qualidade dos serviços prestados pela área de informática.
- Gerenciar os treinamentos dos usuários em novos sistemas implantados, acompanhando todo o processo e avaliando os resultados do treinamento, por meio de reuniões com os responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação do treinamento, durante todo o ciclo de execução desse, com objetivo de assegurar a adequada utilização dos sistemas pelos usuários.
- Assegurar a adoção de modelo e filosofia ágil, visando o desenvolvimento de soluções e serviços.
- Estimular a criação de produtos e sistemas com a orientação centrada nos usuários, clientes e mercado, criando experiências mais eficientes, satisfatórias e amigáveis, favorecendo as vendas e a retenção de novos clientes.
- Estimular e desenvolver conhecimentos, como virtualização de máquinas, infraestrutura de redes, serviços de nuvem, utilizando banco de dados relacional e não relacional (NoSQL) junto ao time de Tecnologia da Informação.
Atividades Comuns ao Nível do cargo
- Garantir o alinhamento das equipes sob sua gestão à missão, princípios, valores, políticas e objetivos da empresa, atendendo às normas, instruções, procedimentos internos e do sistema de gestão integrada, de forma a contribuir para a valorização das pessoas, otimização dos processos, desenvolvimento sustentável e melhor atendimento aos clientes internos e externos.
- Definir o planejamento estratégico para sua área de atuação, bem como assegurar o cumprimento deste.
- Estabelecer objetivos para a área sob sua gestão, visando garantir a adequação destas aos objetivos da empresa.
- Assegurar a formação, desenvolvimento e gestão da equipe sob sua responsabilidade, bem garantir o cumprimento de cronogramas, objetivos, normas e resultados.
- Buscar a melhoria contínua dos serviços e processos inerentes às