Orientador(a) Educacional (EI e EFAI) – CEL Intercultural School – Jardim Botânico
Responsabilidades e atribuições
Participar da elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico do Estabelecimento;
Participar do planejamento de reuniões pedagógicas junto à Coordenação Geral e Direção Pedagógica;
Valorizar a autoestima dos alunos em geral, bem como estimular seu autoconhecimento;
Coordenar o processo de adaptação dos alunos a um novo segmento;
Implementar e acompanhar o Programa de desenvolvimento socioemocional;
Planejar e participar, em conjunto com a Coordenação Geral, dos Conselhos de Classe;
Coordenar o processo de Orientação Profissional, visando à inserção dos alunos do Ensino Médio no mundo do trabalho;
Planejar, em conjunto com a Coordenação Geral, as reuniões com os pais/responsáveis;
Planejar e desenvolver o processo de eleição de alunos representantes de turma;
Realizar reuniões com os alunos representantes das turmas;
Desenvolver o trabalho de Coaching Educacional, proporcionando um autoconhecimento dos estudantes em relação ao seu desempenho acadêmico, estabelecendo-se, durante o processo, metas junto aos alunos, visando superar dificuldades e/ou maximizar potencialidades;
Observar e zelar pelo cumprimento das leis em vigor e, em especial, pelos dados pessoais de todos os tomadores dos serviços educacionais, como descrito neste regimento;
Garantir o cumprimento das diretrizes educacionais, referentes ao ensino inclusivo, descritas em normas emitidas pelos sistemas de ensino, assegurando e promovendo, em condições de igualdade, os direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência;
Incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying) e o cyberbullying, de acordo com a lei vigente;
Fixar prestações alternativas à aplicação de provas e à frequência de aulas realizadas em dia de guarda religiosa, de acordo com a Lei vigente;
Encaminhar os casos previstos no Plano de Convivência Ética e seus protocolos, embasados na legislação vigente, aos órgãos competentes, tais como: Conselho Tutelar e Ministério Público.
Requisitos e qualificações
Graduação em Pedagogia ou Psicologia com a habilitação comprovada;
Especialização em Educação Inclusiva é um diferencial;
Experiência comprovada no cargo;
Integridade e profissionalismo;
Habilidades de argumentação;
Capacidade de agir com eficácia diante das necessidades de um grupo diversificado de alunos;
Conhecimento prático de vários modelos, práticas e recursos de aconselhamento;
Habilidades interpessoais e excelente capacidade de comunicação;
Capacidade de coletar e analisar dados;
Conhecimento de recursos digitais.
Informações adicionais
Dedicação: 40 horas semanais;
Remuneração dentro da média do mercado.
Obrigatório que possua a escolaridade compatível- Sendo a graduação em Pedagogia e pós na área pedagógica.