FORMAÇÃO Estudantes de Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia ou áreas correlatas, a partir do 4º período.
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E/OU CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Noções Básicas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) Métodos e Abordagens Terapêuticas (Diferencial) Estratégias de Inclusão Escolar Manejo Comportamental e Regulação Emocional Trabalho em Equipe Multidisciplinar Noções Básicas de Primeiros Socorros HABILIDADES Empatia, paciência e proatividade.
Boa comunicação e trabalho em equipe.
Interesse em atuar com inclusão e desenvolvimento infantil.
Noções básicas sobre TEA e práticas inclusivas (desejável) PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES · Apoiar o aluno nas atividades pedagógicas e sociais, incentivando sua autonomia.
· Auxiliar na comunicação entre o aluno, colegas e professores.
· Aplicar, sob supervisão, estratégias e intervenções orientadas por terapeutas e educadores.
· Auxiliar na regulação emocional e no manejo de comportamentos do aluno dentro da escola.
· Acompanhar o aluno em atividades recreativas, lanches e momentos de transição.
· Adaptar materiais e atividades escolares conforme orientação da equipe pedagógica.
· Registrar observações sobre o desenvolvimento e progresso do aluno para acompanhamento da equipe multidisciplinar.
· Participar de reuniões de alinhamento com professores, terapeutas e familiares.