Aplicar recursos terapêuticos através de atividades lúdicas, físicas, pedagógicas e artesanais com o objetivo de tratar as disfunções físicas, mental, social para treino de independência pessoal.
**Responsabilidades e atribuições**
Realizar avaliação terapêutica ocupacional dos pacientes e desenvolver os planos de atividades diárias, baseando-se nas necessidades diagnosticadas;
Planejar e desenvolver a prevenção, promoção à saúde e reabilitação de pacientes;
Orientar e acompanhar a execução das atividades dos pacientes e atualizar aos familiares sobre a evolução do quadro;
Realizar adaptação das funções motoras para atividades de vida diária;
Realizar terapia em grupo e/ou individual, utilizando-se de atividades expressivas, artesanais e lúdicas;
Participar no planejamento para aplicação de técnicas de trabalho, visando à qualidade dos serviços prestados no setor de sua atuação;
Realizar relatórios dos casos avaliados para planejamento, tratamento e acompanhamento;
Planejar e desenvolver treinamentos, palestras e outros eventos;
Participar de reuniões com outros equipamentos da rede de saúde;
Participar das ações de parceria entre a unidade de saúde e as instituições de ensino, considerando a indissociabilidade da relação entre ensino e serviço, apoiando o desenvolvimento de campos de estágio, pesquisa e/ou residência no seu setor de trabalho;
Apoiar e propiciar condições para aquisição de conhecimentos no campo profissional de estagiários e/ou residentes nas atividades assistênciais sob sua responsabilidade, quando solicitado e conforme avaliação junto ao gestor imediato;
Observar o cumprimento dos aspectos éticos envolvidos na assistência ao usuário, quando os espaços de atendimento e a realização de procedimentos envolva a participação de estagiários, pesquisadores e/ou residentes;
Participar das oportunidades de formação e desenvolvimento ofertadas como contrapartida pelas instituições de ensino.
Atender a todos os princípios e critérios de conduta contidos no Manual de Conformidade Administrativa - Políticas e Princípios de Integridade da SPDM;
Executar as atribuições determinadas pela Instituição a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais
- LGPD;
Realizar as atividades de área/setor, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
**Requisitos e qualificações**
Ensino Superior Completo em Terapia Ocupacional / Pós-Graduação completa em uma ou mais das áreas citadas a seguir: Saúde Mental, Dependência Química, Saúde Pública ou Residência Multiprofissional em Saúde /Registro Ativo no Conselho da Classe.
Experiência mínima de 06 (seis) meses comprovada na função de Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental.
A **SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina** é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos.
57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional.
Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, **Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)** e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão.
Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos, psicólogos, tecnólogos, assistentes sociais e dentistas, entre outros.
**O Programa de Atenção Integral à Saúde**