Formação acadêmica: Curso superior completo em História e/ou Geografia (licenciatura e/ou bacharelado). Necessário experiência profissional em educação básica; Outras Formações Desejáveis: Cursos voltados ao uso de Inteligências Artificiais; Habilidades e Competências: Conhecimento profundo do currículo de ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Excelência na Escrita: Habilidade em redigir textos claros, concisos e didáticos, adequados ao público-alvo de alunos e professores; Capacidade de realizar pesquisas aprofundadas e atualizar-se constantemente sobre tendências e melhores práticas em educação básica; Conhecimento de Padrões Editoriais, com experiência comprovada; Capacidade de desenvolver conteúdo original e inovador que engaje os alunos e complemente o material didático; Precisão e atenção aos detalhes para garantir a qualidade e a conformidade dos materiais desenvolvidos; Capacidade de gerenciar múltiplas tarefas e prazos de forma eficiente; Familiaridade com ferramentas e plataformas de educação digital, bem como com as melhores práticas para a criação de objetos digitais e recursos audiovisuais educacionais. Além de familiaridade com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas à produção de materiais didáticos e questões avaliativas. Curadoria de Conteúdos: Analisar, emitir parecer técnico e dar retorno aos autores, sugerindo, solicitando e realizando adequações; Zelar pela correção conceitual, didática e metodológica conforme as diretrizes legais aplicáveis; Garantir a qualidade teórica e pedagógica e o cumprimento das diretrizes educacionais; Construir propostas de reestruturação e melhoria das publicações com base nas solicitações da gestão e novas diretrizes aplicadas; Negociação e Validação de Recursos Iconográficos: Analisar, negociar e validar recursos iconográficos e ilustrações; Revisão de Língua: Garantir a correção semântica e padronização gramatical, ortográfica e de estilo segundo a norma-padrão; Adequar a linguagem de acordo com a faixa etária dos leitores; Realizar conferências conforme os procedimentos editoriais estabelecidos para cada coleção; Realizar a pré-montagem do material, definir conteúdos digitais junto com Editores de Arte; Verificar e validar as etapas de revisão e diagramação conforme o escopo da publicação; Adequar a linguagem de acordo com a faixa etária dos leitores; Realizar conferências conforme os procedimentos editoriais estabelecidos para cada coleção; Conferência do Material Diagramado: Verificar o texto não verbal e verbal das imagens, incluindo crédito, fonte, referência, legenda e títulos; Assegurar a legibilidade de imagens, tirinhas, gráficos, infográficos e obras de arte, ordenando as figuras ao longo do material; Conferir se os mapas estão de acordo com os padrões cartográficos; Garantir a aplicação correta de ícones e textos das seções, assegurando a qualidade visual do material; Conferir a ordenação e repetição de questões; Verificar se os títulos e as nomenclaturas de módulos/capítulos estão de acordo com o Conteúdo Programático; Conferir sumário, paginação, cabeçalhos, tarjas laterais, numeração de página e aplicação de estilos. Colaboração com o Time Editorial: Trabalhar em conjunto com o time editorial na criação de conteúdo multimídia que enriqueça e complemente o material didático; Garantia de Qualidade do Conteúdo: Assegurar que todo o conteúdo escrito e/ou reformulado atenda aos padrões de qualidade pedagógica e editorial estabelecidos e esteja alinhado com os objetivos de aprendizagem dispostos para o segmento; Atualização Contínua: Manter-se atualizado(a) sobre documentos norteadores, novas tendências, melhores práticas e inovações na área de educação básica, garantindo que o conteúdo desenvolvido seja relevante e eficaz; Propor e implementar ferramentas de Inteligência Artificial que otimizem os processos. O modelo de trabalho da vaga é:
CLT, Híbrido (para candidatos de BH e região) ou Remoto. Carga horária: 44h semanais, de segunda a quinta-feira das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h.