Gerente de Garantia de Qualidade e Informações de Qualidade – Ternium – Santa Cruz
Pré-requisitos:
Formação necessária: Graduação completa em Administração, Engenharia de Produção ou áreas correlatas.
Experiência exigida: Sólida experiência na área de gestão/garantia de qualidade ou em funções relacionadas
Requisitos obrigatórios:
Formação de auditor interno e/ou externo da Qualidade nas normas ISO9001:2015. Formação ou conhecimento de auditor em norma IATF16949 (automotiva) é um diferencial.
Experiência comprovada na implementação, manutenção e melhoria de Sistemas de Gestão de Qualidade.
Capacidade de avaliar e assegurar o cumprimento de processos operacionais conforme procedimentos estabelecidos.
Requisitos desejáveis:
Certificação em sistemas de qualidade como ISO 9001 ou equivalente.
Conhecimento de ferramentas de melhoria contínua.
Habilidade em liderança e gestão de equipes.
Experiência em gestão de projetos.
Principais desafios da oportunidade:
Garantir o cumprimento da política de qualidade da empresa com pontualidade, qualidade e custos através da implementação, manutenção, melhoria e certificação do Sistema de Gestão de Qualidade da empresa.
Administrar os documentos do Sistema de Gestão de Qualidade.
Garantir a execução de auditorias internas no Sistema de Gestão de Qualidade, garantindo o tratamento de ações corretivas e preventivas que permitam uma solução eficaz dos problemas inerentes à qualidade dos produtos e das insatisfações dos clientes.
Proporcionar o suporte necessário para a preparação e o atendimento de auditorias externas.
Monitorar de forma eficaz a satisfação dos clientes, com a finalidade de garantir a qualidade dos produtos despachados e contribuir com a rentabilidade da empresa, além de melhorar a satisfação dos clientes.
Acompanhar a gestão da avaliação de riscos.
Gerenciar a integração das informações da Revisão Diretiva.
Avaliar o cumprimento dos processos com relação ao rigor dos procedimentos e da disciplina operacional, com o propósito de melhorar o desempenho, com uma abordagem preventiva.
1.-Finalidade da Posição
Garantir o cumprimento da política de qualidade da empresa com pontualidade, qualidade e custos através da implementação, manutenção, melhoria e certificação do Sistema de Gestão de Qualidade da empresa.
Administrar os documentos do Sistema de Gestão de Qualidade.
Garantir a execução de auditorias internas no Sistema de Gestão de Qualidade, garantindo o tratamento de ações corretivas e preventivas que permitam uma solução eficaz dos problemas inerentes à qualidade dos produtos e das insatisfações dos clientes.
Proporcionar o suporte necessário para a preparação e o atendimento de auditorias externas.
Monitorar de forma eficaz a satisfação dos clientes, com a finalidade de garantir a qualidade dos produtos despachados e contribuir com a rentabilidade da empresa, além de melhorar a satisfação dos clientes.
Acompanhar a gestão da avaliação de riscos.
Gerenciar a integração das informações da Revisão Diretiva.
Avaliar o cumprimento dos processos com relação ao rigor dos procedimentos e da disciplina operacional, com o propósito de melhorar o desempenho, com uma abordagem preventiva.
2.1 Principais Processos e Tarefas (Específica)
Política de Qualidade / Sistema de Qualidade:
Garantir o cumprimento da política de qualidade da empresa com pontualidade, qualidade e custos por meio da implementação, manutenção e certificação do SGQ da empresa, de acordo com as respectivas Normas de referência, com a finalidade de garantir a qualidade dos produtos despachados e a satisfação dos clientes, gerenciando projetos e planos de trabalho para a certificação ou validação do SGQ.
Manual de Qualidade / Procedimentos Gerais de Qualidade:
Contribuir para a atualização e manutenção do Manual de Qualidade/Procedimentos Gerais e Específicos de Qualidade N2 da empresa com pontualidade e qualidade, por meio da revisão das atualizações das normas ou especificações técnicas de referência do SGQ:
Quando designado, ser responsável pelo controle dos documentos do SGQ de N1 e N2 da TX.
Garantir a atualização da documentação do SGQ da empresa no sistema DPP com pontualidade e qualidade, de acordo com os procedimentos estabelecidos, com a finalidade de garantir o funcionamento eficaz do SGQ.
Gestão de Informações documentadas no DPP:
Treinar os editores responsáveis pela documentação dos processos declarados dentro do escopo do SGQ.
Atribuir permissões no DPP, revisando o cumprimento dos requisitos de controle documental em cada documento enviado para o fluxo de aprovação e ativação.
Quando designado Administrador central do DPP, configurar a estrutura documental no sistema DPP, em coordenação com o setor de Automatização.
Gerar relatórios para as áreas e os comitês do status da documentação na companhia.
Dar suporte para a manutenção da documentação na modalidade de tela de atividades sob a metodologia de Racionalização de Práticas na AM/Linhas aplicáveis.
Reportar à diretoria o status de vigência de documentos no DPP no fechamento do mês.
Garantir a confiabilidade e a solução de erros com o suporte de AUTO.
Auditorias:
Gerenciar o planejamento eficaz para garantir a execução das auditorias internas e o atendimento das externas programadas no SGQ / Certificação de Produtos / LABOs ou temáticas, zero recall (onde aplicável o requisito de segurança de produtos) ou qualquer outra aplicável ou solicitada com pontualidade, qualidade e custos, com o fim de conferir confiabilidade na implantação da política de qualidade da empresa, manual/procedimentos/práticas de qualidade.
Participar como auditor orientador em auditorias externas.
Gerenciar a logística requerida para o correto desenvolvimento das auditorias programadas.
Elaborar e revisar relatórios relacionados com os resultados das auditorias realizadas.
Fazer o acompanhamento com as áreas da implementação de planos de ação para corrigir achados detectados nas auditorias.
Sistema de Gestão de Laboratório de Processo:
a) implementar, manter e melhorara o sistema de gestão;
b) identificar os desvios do sistema de gestão ou dos procedimentos para a realização das atividades de laboratório;
c) garantir tomada de ações para evitar ou minimizar tais desvios;
d) relatar o desempenho do sistema de gestão e qualquer necessidade
de melhoria;
e) garantir a eficácia das atividades de laboratório.
2.2 Principais Processos e Tarefas (Específica)
Gerenciar os indicadores do subprocesso de Gestão de Auditorias.
Gerenciar o programa de formação, avaliação, acompanhamento da equipe de auditores internos de qualidade.
Monitoramento da Satisfação dos Clientes:
Ser o Coordenador da ACAL, quando designado, gerenciar sob a diretriz da DICA da AM correspondente as atividades de coordenação do lançamento de Pesquisa de Satisfação dos Clientes, bem como fazer o acompanhamento e a verificação dos planos de ação documentados no sistema de gestão de ações no MDW derivados da análise de resultados, com o fim de contribuir para a melhoria da competitividade da empresa nos mercados atendidos.
Revisão do SGQ:
Garantir que seja oportunamente realizada a Revisão do SGQ nos termos estabelecidos, fornecendo as informações solicitadas de seu setor e, se designado como responsável, integrar o Relatório correspondente.
Gestão de Ações corretivas e preventivas:
Fazer o acompanhamento periódico do status dos planos de ação derivados de ações corretivas e preventivas registrados no NSGA.
Administrar o sistema NSGA.
Revisar a contestação das ações registradas no sistema com foco na análise de causa raiz e nos planos de ação para garantir a coerência e o cumprimento das metodologias.
Garantir a verificação de evidências da eficiência das ações registradas no sistema.
Garantir a confiabilidade e a resolução de erros com o suporte de Sistemas no NSGA e no site de Qualidade para a consulta do status de ações.
Gerar relatórios para as áreas e os comitês do status das ações do sistema.
Reportar à diretoria o status das ações vigentes no fechamento do mês.
Gestão de Riscos e Oportunidades:
Acompanhar as análises de riscos e oportunidades no módulo do MDW.
Reportar à diretoria o status de riscos e oportunidades vigentes no fechamento do mês.
Requisitos Específicos de Clientes:
Participar da equipe multidisciplinar para a revisão dos Requisitos Específicos de Clientes e verificar sua implementação por meio de auditorias no SGQ, aplicável para as funções de ACAL em plantas certificadas sob IATF ou caso clientes de outros setores industriais solicitarem.
Gestão de PPAPs:
Somente para AMS.
Gerenciar o processo de Aprovação de Partes automotivas sob as diretrizes da IATF 16949.
Certificação de Produtos:
Coordenar a certificação de produtos com as funções envolvidas, seguindo as diretrizes dos órgãos certificados dos produtos relacionados.
Sistema de Gestão de LABOs:
Coordenar as atividades de forma conjunta com o responsável pelo LABO em sua AM para a manutenção da certificação do LABO.
Informações de qualidade:
Garantir a geração oportuna e confiável de relatórios e indicadores qualitativos atribuídos, gerenciando anualmente o cálculo de novos objetivos para estes e adaptando-os às mudanças no ambiente.
Certificação OEA:
Atuar como representante da gestão da Certificação de Operador Econômico Autorizado Monitorar a gestão e controle da cadeia de suprimentos internacional para garantir o cumprimento dos requisitos de certificação e melhoria de processos.