Técnico em Mecânica, Eletromecânica e/ou Eletrotécnica Acompanhar e realizar atividades de manutenção mecânica ou elétrica, em linhas de produção das moagens de farinha, cimento, fornos de clinquer, britagens, ensacadeiras, paletizadoras e outros equipamentos que compõem o parque industrial, identificando as necessidades sobre os aspectos de segurança própria, de terceiros e dos equipamentos, controla as aplicações de materiais, utilização de ferramentas e equipamentos (como: guindaste, veículos, empilhadeiras, instrumentos de medição entre outros), com o objetivo de uma intervenção com qualidade, segurança e no prazo adequado.
Realizar e acompanhar as atividades de manutenção, através das ordens de serviços (OS) e cronogramas identificando as necessidades sobre aspectos de segurança (riscos, precauções e bloqueios), descrição das atividades, materiais, ferramental, mão-de-obra, materiais de apoio.
Com o objetivo de uma intervenção com qualidade, custos adequados, segurança e no prazo estabelecido.
Realizar Análise Crítica de Manutenção, no tempo pré-estabelecido, buscando identificar a causa de parada ou defeitos nos equipamentos da área fabril, através de avaliação da performance histórica dos equipamentos, questionando conteúdo do Plano Preventivo visando sua atualização, propondo soluções, objetivando a obtenção de parada e defeito zero.
Assegurar a aquisição de materiais, ferramentas e serviços, com disponibilidade em tempo hábil, para realização das manutenções, observando aspectos mencionados a padronização de fábrica, qualidade e processo de garantia dos mesmos.
Elaborar o orçamento anual da manutenção do seu setor de trabalho, utilizando-se dos históricos e acompanhamentos de resultados dos exercícios anteriores, projetando vida útil dos equipamentos para sustentação do planejamento orçamentário, bem como efetua o acompanhamento sistemático de sua efetivação, em conjunto com seu superior imediato.
Participar dos trabalhos de orientação das equipes de mecânicos, instruindo-os quanto às normas de segurança, procedimentos, disciplina, postura, a organização e limpeza do local de trabalho e promovendo a sinergia da equipe, visando o crescimento profissional.
Elaborar a revisar procedimentos de manutenção, levantamento de planos de segurança, métodos e tempos padrões para as atividades de manutenção, identificando oportunidades de melhorias de segurança, produtividade e meio-ambiente, bem como promove o treinamento da equipe de trabalhos nestes padrões e em conversações de segurança e qualidade, visando assegurar os níveis de produtividade e qualidade requeridas para a excelência na manutenção.
Apoiar o supervisor da área na administração de serviços de terceiros, acompanhando a performance de segurança e qualidade na execução, efetuando controles durante a execução do trabalho (horas/peso) de acordo com a contratação.
Efetua o encerramento das atividades, observando critérios de avaliação das medições finais (horas/peso) e qualidade requerida, alertando ao supervisor qualquer irregularidade.
Promover racionalização das atividades focadas na utilização do Sistema de Manutenção, desenvolvendo os trabalhos de rotina e controles da seção, acompanhando os índices da seção (KPIs), posicionando o Supervisor da área com relação ao cumprimento de metas pré-estabelecidas.
Realizar o acompanhamento de equipamentos de responsabilidade da seção (como: guindaste, veículos, empilhadeiras, Instrumentos de Medição entre outros), levantando necessidades de manutenção e substituição para a constante operacionalização dos mesmos, bem como propondo melhorias nos equipamentos, inspecionando e emitindo relatórios técnicos diversos, objetivando manter o histórico de manutenção e Domínio Tecnológico.
Planejar e realiza grandes reformas de equipamentos, quanto a: materiais, mão de obra, características técnicas, realizando ajustes, medições e regulagens necessárias para o correto funcionamento dos equipamentos.
· Zelar pelas condições de segurança própria, de terceiros e dos equipamentos, bem como promove a conservação, organização e limpeza das áreas de trabalho.
Desenvolver outras atividades relacionadas a sua área de atuação, sempre que solicitado pelo seu superior imediato, com objetivo de desenvolvimento, crescimento profissional e de carreira, com supervisão e orientação na execução destas atividades.