O funcionário irá executar as etapas do processo relativo à área de controle de qualidade e análise laboratorial objetivando o monitoramento da qualidade através de análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas em produtos finais, matéria-prima e materiais de embalagem visando atender às necessidades analíticas de suporte operacional nos setores produtivos.
**Responsabilidades e atribuições**
O Analista de laboratório pleno na área de Laboratório de Controle de Qualidade terá como responsabilidade principal executar as etapas de distribuição de atividades de controle da rotina da área de atuação objetivando o monitoramento da qualidade através de análises laboratoriais em produtos finais, matérias-primas e materiais de embalagem, seguindo especificações e técnicas de execução que possibilitem um monitoramento claro dentro dos padrões adequados e de acordo com a legislação e requisitos legais vigentes além de ser responsável pelo treinamento dos novos funcionários da área, controle das atividades do laboratório de controle de qualidade.
Durante o desenvolvimento de suas atividades o ocupante do cargo deverá manter foco e especial atenção em produtividade, qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional procurando identificar os problemas que possam afetar a qualidade e eficiência de suas análises.
O principal desafio deste cargo é dominar seu processo contribuindo para manter a operação estável e identificar/resolver problemas desenvolvendo um diagnóstico claro dos problemas enfrentados, comunicando os responsáveis envolvidos, apresentando soluções viáveis e agindo preventivamente.
Além de dominar as atividades do Analista de laboratório o ocupante deste cargo terá como responsabilidades:
- Identificar problemas na rotina e quando possível resolvê-los reportando-se ao superior imediato.
- Realizar análise primária nos problemas encontrados na rotina de trabalho sua e dos analistas de laboratório.
- Distribuição de atividades/análises para analistas de laboratório, verificando os recursos disponíveis, identificando prioridades e monitorando a execução das atividades da área.
- Executar calibração de equipamentos de laboratório.
- Alimentação de dados analíticos no controle de indicadores.
- Executar os treinamentos para os analistas e os novos colaboradores assistindo-os nas execuções das atividades.
- Controlar o estoque e consumo de materiais e reagentes de laboratório;
- Acompanhar os técnicos de equipamentos durante as execuções das manutenções;
- Executar a realização das análises nos produtos acabados, matérias primas e materiais de embalagens;
- Manter a organização do ambiente de trabalho em conformidade com as boas práticas de laboratório (GLP);
- Cumprir as normas gerais de Segurança; Saúde e Meio Ambiente da Companhia; propondo melhorias contínuas para melhorar os índices de desempenho;
- Cumprimento dos programas de qualidade estabelecidos para a manutenibilidade dos padrões aplicados ao setor;
- Execução dos protocolos de validação analítica e qualificação dos equipamentos aplicados às rotinas laboratoriais;
- Propor inovações técnicas que possibilitem melhorar a performance das análises, redução de custos operacionais e flexibilidade ao desempenho das atividades;
- Preparar amostras, soluções químicas e materiais necessários à realização de análises e testes, entre outras atividades relacionadas ao cargo.
**Requisitos e qualificações**
Formação: Técnico em química, alimentos ou áreas relacionadas
Excel - intermediário
CRQ - ativo
Habilitação categoria B
Disponibilidade para trabalhar no 3º turno 6x2
Desejável conhecimento em análises físico-químicas e microbiológicas utilizando HPLC, espectrofotômetro, pHmetros, fluxos laminares entre outros.
Nossos aminoácidos são utilizados como matéria-prima em diversos segmentos, como: Indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, nutrição animal e agronegócio.
No Brasil, a Ajinomoto chegou em 1956 e hoje o país é o 3º mercado mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos EUA.
Possui sede administrativa em São Paulo e quatro unidades fabris no interior de São Paulo, localizadas nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras.
A companhia atende ao mercado nacional e internacional e emprega mais de 3.000 funcionários no país.
Entre suas áreas de negócios está a linha de produtos voltada ao consumidor, que inclui o tempero **Umami AJI-NO-MOTO, AJI-SAL, Tempero SAZÓN, Caldo SAZÓN, RECEITA DE CASA, HONDASHI e SABOR A MI**, além das linhas de sopas **VONO**, os refrescos em pó **MID** e **FIT**, o **Azeite Terrano** entre outras.
A companhia também atua no segmento de Food Service, contribuindo de forma estratégica e parceira, com os mais diversos estabelecimentos que fornecem alimentação fora do lar.
A no