Administrar e manter o ambiente físico, virtual e em nuvem dos servidores, bem como todos os equipamentos relacionados à estrutura tecnológica da SPPREV. Administrar e manter as condições dos equipamentos do CPD da SPPREV de forma a atingir a melhor performance e disponibilidade. Ser referência técnica à equipe de suporte.
Atribuições:
Realizar a formulação, projeto, implantação e acompanhamento na manutenção, gerenciamento e monitoramento de infraestrutura de servidores e nas plataformas de nuvem, visando manter a performance e funcionalidade, coerentes às necessidades da SPPREV.
Realizar a coordenação de atividades da equipe, e entre equipes, a atuação como gerente de projetos relacionados a área.
Identificar, qualificar e adotar as ações necessárias à implantação de novas tecnologias que venham a agregar valor no desenvolvimento de soluções e na operacionalização de equipamentos como um todo.
Propor e executar melhorias no ambiente de plataformas Microsoft 365, nuvem e servidores.
Operacionalizar servidores, estações de trabalho, antivírus, dispositivos móveis, unidades de backup, etc., compreendendo: qualificação, instalação, configuração, manutenção (preventiva/corretiva) e medição de performance.
Gerar e manter documentação, seguindo padrões, de todos os equipamentos e serviços ativos e inativos, da SPPREV.
Medir e explanar em mídia e termos legíveis, a performance operacional do ambiente, identificando e propondo adequações, sempre que necessário, às expectativas da SPPREV.
Manter atualizados, os servidores, que requeiram software e ou firmware/hardware, específicos, determinados por seus fabricantes e/ou fornecedores.
Planejar, documentar e executar, manutenção preventiva, em todos os servidores.
Acompanhar os serviços de manutenção e operação e garantir as funcionalidades de nobreaks e climatizadores do CPD da SPPREV.
Controlar e monitorar a performance dos ambientes de datacenter contratados pela SPPREV.
Gerar e manter documentação de usuários dos recursos, bem como estatísticas de utilização e/ou acessos realizados.
Gerar e manter documentação de inventário físico dos componentes de hardware e software da rede.
Garantir que a Política de Segurança definida para a SPPREV seja implantada e executada corretamente, verificando possíveis falhas na segurança contra usuários intrusos, manifestações de vírus ou qualquer outro agente externo que afete a integridade da rede e seus dados, apontando as possíveis soluções.
Executar os procedimentos e rotinas de backup de dados e arquivos dos servidores, garantindo a integridade desses dados e da mídia em que foram realizados.
Gerenciar e dar manutenção a serviço Microsoft 365 da SPPREV.
Efetuar controle dos serviços que venham a ser contratados pela SPPREV referentes aos recursos de plataformas em nuvem, hospedagem e colocation.
Instalar e administrar todo o ambiente de sistemas operacionais do parque de servidores da SPPREV, seu ambiente Microsoft e seus respectivos recursos.
Executar as solicitações de serviço encaminhadas ao setor no que se refere à competência da equipe de servidores.
Participar de reuniões técnicas e não técnicas.
Prestar suporte a outras equipes e a usuários, como terceiro nível.
Atuar na interface com fornecedores e com outras áreas.
Realizar atividades relacionadas a administração, operação, implantação e suporte de equipamentos e soluções de comunicação de dados, voz e vídeo.
Dar orientação à equipe de redes e suporte.
Acompanhar e monitorar as atividades executadas pela equipe ou por outras que tenham relação com atividades da área.
Dar apoio na elaboração de termos técnicos e requisitos de contratação de soluções nuvem e servidores.
Outras atividades relacionadas à administração de nuvem e servidores.
Qualificações e Experiências Requisitadas:
Certificação Solutions Architect ou certificação equivalente ou superior mais atual.
Certificações MS-900 e AZ-104 ou certificação equivalente ou superior mais atual.
Conhecimento da metodologia ITIL4.
Nível superior completo em TI comprovado por atestado de conclusão de curso ou diploma emitido por entidade de ensino superior.
Habilidade em comunicação oral, escrita e bom relacionamento interpessoal.
Habilidade para encontrar a causa raiz de um problema.
Conhecimento e experiência em administração de ambientes Microsoft 365. ;