Consultor de vendas - Móveis para EscritórioSalário fixo base categoria + Comissão + Bônus superação de metas + VT + VA.Foco em vendas B2B, atendimento ativo e passivo, utilização de CRM, redes sociais, Office, ferramentas de internet.Trabalhar com metas:Pesquisa e estudo do mercadoProspecção ativa de clientesFazer o primeiro contato com elesFollow-up em todos os momentosApresentação de produtos e serviçosEnvio de orçamentos e propostas adequadasNegociação e termosFechamento de vendasPós-vendasAções de fidelizaçãoParticipação em feiras e eventosProspecção: Definir o perfil ideal de cliente, ou seja, os prospects.
A Qualificação é uma espécie de triagem desses potenciais clientes para descobrir quais deles podem representar uma real oportunidade de venda.Oferta: A etapa em que coloca-se os benefícios dos seus produtos e serviços em evidência para os clientes.
A intenção é mostrar valor.Qualificação: Verificar se o possível cliente – chamado de lead – realmente se enquadra no perfil ideal de cliente e vale a pena prosseguir o processo de vendas com ele.Follow-up: Contato que se faz com o cliente após a apresentação da primeira proposta de venda, como e-mail, telefone, visitas, envio de brindes, etc.
O objetivo dessa etapa é tentar convencer o cliente a avançar no funil de vendas.Negociação: Quando há êxito no Follow-up, passa-se para a etapa de Negociação.
Aqui serão definidas as condições de compra, como preços, prazos, etc.
Em transações B2B, cabe ao executivo de vendas ser o intermediário entre a empresa que ele representa e o cliente.Fechamento (ou Conversão): Assinatura do contrato.
É quando ambas as partes estão de acordo com as condições de compras estabelecidas e decidem fechar o negócio.Pós-vendas: Manter um bom relacionamento com o cliente e "preparar o campo" para uma próxima venda.Competências:Curiosidade: Conhecer bem o cliente: quem ele é, suas "dores" e necessidades, seu posicionamento no mercado, etc.Facilidade de comunicação: Saber se comunicar interpessoalmente.
Isso é útil, pois, por trás das negociações B2B, existem pessoas.Iniciativa: Ser pró-ativo e se antecipar às necessidades do cliente.Vontade de aprender: Manter-se atualizado em relação às novas práticas e tendências do mercado.Pensamento estratégico: Participar das decisões estratégicas da empresa e dominar técnicas de conquista e fidelização dos clientes.
Antes da finalização da venda, há todo um processo que precisa ser planejado estrategicamente.Desejo de vencer: Muita garra e vontade de superar metas e atingir seus objetivos.
Saber gerenciar seu tempo.
Conhecer técnicas de administração do tempo é fundamental.Resiliência: Não se abater diante das adversidades e persistir é fundamental para um executivo de vendas.
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