Planejar, desenvolver e implantar projetos, instruções de trabalho e ferramentas de gestão bem como ministrar treinamentos, capacitações e consultorias, visando assegurar o atendimento às normas de saúde, segurança e meio ambiente, monitorando o cumprimento dos procedimentos e regras determinadas contribuindo para eliminação/redução dos riscos ocupacionais e ambientais.
- Sobre esse profissional, ressaltamos que realizará a assistência e apoio técnico à equipe de saúde.
- O profissional será lotado pelo SESI para atuar dentro da empresa Anglo American.
**Responsabilidades e atribuições**
- Elaborar, desenvolver e executar projetos e programas de promoção da ergonomia, ou SST, identificando e propondo soluções;
- Apoiar técnicamente a Gerência de Saúde na elaboração de soluções personalizadas para atendimento às indústrias dentro de sua área de conhecimento;
- Representar a contratante quando requerido nas discussões e reuniões com os órgãos representativos, através do levantamento de dados e informações solicitadas;
- Acompanhar a execução dos projetos implementados, avaliando se o desempenho está adequado ao planejamento;
- Estar sempre informado sobre novas tendências dentro de sua área de atuação;
- Executar relatórios com os dados levantados para dar subsídio à tomada de decisões da gerência;
- Avaliar as necessidades para desenvolvimento de novas ações;
- Outras atividades inerentes a função;
- Elaborar projetos, orientar e acompanhar as ações no atendimento às normas de SSMA;
- Realizar consultorias na área de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
- Ministrar treinamentos e capacitações nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio ambiente e NR's;
- Garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino-aprendizagem;
- Realizar registros burocráticos e de acompanhamento pedagógico;
- Elaborar e aplicar métodos de avaliação do processo ensino-aprendizagem;
- Promover a elaboração, revisão e implantação de instruções de trabalho e ferramentas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente;
- Participar da implantação de Sistema de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional;
- Participar da elaboração e acompanhamento dos programas de segurança: PPRA-Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PE - Plano de Emergências, PPCI-Programa de Prevenção a Incêndios etc.
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- Avaliar indicadores de saúde, segurança e meio ambiente, divulgando resultados e propondo medidas para correção de desvios;
- Atuar nas investigações de acidentes do trabalho, doenças relacionadas ou não ao trabalho e acidentes ambientais;
- Planejar e realizar auditorias e inspeções de áreas de trabalho;
- Elaborar e acompanhar o status dos planos de ação dos itens levantados nas inspeções e auditorias comportamentais, para assegurar o atendimento de requisitos legais de segurança do trabalho e meio ambiente;
- Acompanhar a validade e os serviços de manutenção e recarga de equipamento de combate a incêndio (extintores);
- Promover campanhas de saúde, segurança e meio ambiente para empregados operacionais e lideranças;
- Realizar treinamentos, promovendo a disseminação da cultura de SSMA entre os colaboradores e lideranças da empresa;
- Atender incidentes, acompanhando e controlando a evolução de Planos de Ação para o tratamento de não conformidades da gestão de saúde, segurança e meio ambiente;
- Promover e divulgar as Boas Práticas e Melhorias operacionais de saúde, segurança e meio ambiente;
- Elaborar e acompanhar a execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Tratamento de Efluentes gerados pela empresa;
- Realizar o levantamento de condições ambientais para a elaboração de estudos e análises preliminares de trabalho e de riscos para liberação de atividades críticas;
- Interpretar requisitos legais, técnicos e institucionais;
- Executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados;
- Realizar o controle de processos e documentos em geral;
- Redigir textos e documentos relacionados à sua área de atuação;
- Executar outras atividades correlacionadas e/ou compatíveis com a função.
**Requisitos e qualificações** Requisitos da Vaga**
- Ensino Superior completo em Fisioterapia ou Superior Completo com pós-graduação em Ergonomia;
- CNH categoria "B";
- Disponibilidade para realizar viagens e trabalhar aos finais de semana;
- Disponibilidade para atuar na cidade de Niquelândia-GO e/ou Barro Alto-GO.
**Conhecimentos Específicos Desejáveis**
- Pacote Office Intermediário;
- Power BI;
- Análise Ergonômica do Trabalho;
- Formação nas áreas de Saúde e Segurança do trabalho e ou Meio Ambiente;
- Legislação trabalhista e ambiental;
- Sistema de gestão integrada de SSMA.
**Informações adicionais** INFORMAÇÕES ADICIONAIS**
**Nº de Identificação do Processo Seletivo**:
- ** 8356911/2024 SESI Niquelândia**
**Etapas do processo seletivo**:
- Etapa - Análise Curricular
- Etapa - Avaliação com o Gestor
*A critério da GERHC as etapas de seleção poderão ser incluídas ou suprimidas.
**Informações de