Somos uma das principais empresas privadas do setor elétrico, com 19 mil colaboradores próprios e terceiros de norte a sul do Brasil iluminando vidas, transformando energia em conforto e desenvolvimento.
Atendemos 25% do território nacional com quase 8 milhões de clientes, com ações na bolsa de valores entre as mais bem avaliadas do setor elétrico.
Buscar soluções energéticas inovadoras e sustentáveis está no DNA dessa gente que brilha e se orgulha de fazer um trabalho transformador.
Buscamos pessoas que assim como a gente, possuam espírito de realização, inovação e que queiram construir um trabalho que faça a diferença para milhares de pessoas.
Se você se identifica com os desafios e busca incessantemente a excelência e o crescimento contínuo, no Grupo Energisa você tem a oportunidade de transformar a sua carreira.
**Você será responsável por**:
Prestar serviços de investigação de desvios de conduta, fraude, corrupção, compliance, avaliação (assurance) e de consultoria de forma a adicionar valor e melhorar as operações da organização, auxiliando-a a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle, e governança corporativa.
Monitorar a conformidade dos processos com as leis, regulamentações, políticas e normas internas, apoiando na gestão do canal da ética, de forma a prevenir desvios de conduta e fraudes e dando suporte à organização na elaboração de normas e procedimentos, em especial no que tange à ética e corrupção.
Investigar casos de desvio de conduta, fraude, corrupçao e similares, recepcionados no Canal da Ética, ou ex-ofício, e apoiar na elaboração de ações corretivas e monitorar sua execução visando a melhoria da eficácia dos processos internos e governança.
**Principais atividades**:
- Desenvolver programas de trabalho devidamente documentados e que alcancem os objetivos esperados e respostas tempestivas aos casos de fraude, corrupção, integridade, desvios éticos e assemelhados;
- Estabelecer plano de trabalho, fazer avaliação inicial dos eventos, realizar entrevistas e colheita de depoimentos de forma eficaz e célere e examinar documentos que possam dar suporte à investigação;
- Investigar denúncias de desvio de conduta, ou ex-ofício, de forma consistente com os objetivos do trabalho e manter-se alerta para a existência de deficiências de controle
- Elaborar relatórios relacionados aos casos de desvio de conduta, fraudes e assemelhados para fins de apreciação e deliberação do Comitê de Ética;
- Realizar uma avaliação preliminar dos riscos relevantes relacionados às investigações de fraude, desvios éticos e similares, de forma que os objetivos do trabalho reflitam os resultados dessa avaliação;
- Fazer avaliação de riscos, controles e processos nas principais áreas e atividades das empresas, de forma a prevenir fraudes, desvios éticos e similares, identificando as ações corretivas que se fizerem necessárias e contribuindo na elaboração de planos de ação para a implantação de ações mitigadoras;
- Elaborar levantamento de procedimentos e confeccionar Papel de Trabalho correspondente, na forma descritiva ou por fluxograma; Executar testes de validação e de transação de acordo com programa de ação estabelecido; Emitir pareceres intermediários a respeito de enfoques examinados; Estabelecer a adoção de plano de amostragem, aplicada ao sumário de volume; Observar o cumprimento de normas, procedimentos internos e determinações legais nos enfoques examinados; Formular recomendações a nível de Papel de Trabalho, com relação a pontos de racionalização, simplificação, fortalecimento do controle interno, segurança das informações, irregularidades ou divergências observadas nos enfoques examinados;
- Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do sistema de controles internos da empresa, procurando mitigar os riscos de fraude, desvio de conduta e similares de acordo com a complexidade dos negócios, bem como disseminar a cultura de ética, integridade e controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes;
- Garantir a aderência da empresa a qualquer regulamento identificado como aplicável, independentemente da origem ou impacto, tendo sempre a preocupação de disseminar a cultura de ética, integridade e controles internos em todas as ramificações da empresa;
- Disseminar elevados padrões éticos, integridade e compliance pela organização;
- Avaliar de forma geral a governança corporativa, gestão de riscos e os controles na organização com foco na gestão integrada de riscos e orientada para sua estratégia;
- Zelar pela ética/conduta da empresa de forma abrangente, prevenindo fraudes de qualquer natureza;
- Avaliar o impacto da regulamentação no negócio, para entender