O Analista de Suporte é responsável por fornecer suporte técnico e operacional para usuários internos e/ou clientes externos, garantindo a resolução eficiente de problemas relacionados a sistemas, software e hardware.
O profissional atua como um ponto de contato para a resolução de questões técnicas e trabalha para assegurar a continuidade e a estabilidade dos sistemas e serviços.
Além disso, é fundamental que esse profssional possua habilidade para trabalhar sob pressão e gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente, capacidade analítica para diagnosticar e resolver problemas técnicos complexos e proatividade e vontade de aprender novas tecnologias e ferramentas
- **Análise e Resolução de Problemas**:Realizar triagem e diagnóstico de problemas técnicos, identificando a causa raiz; Implementar soluções temporárias e permanentes para problemas técnicos; Escalar problemas mais complexos para níveis superiores de suporte quando necessário.
- **Documentação e Relatórios**:Documentar todos os casos de suporte e soluções fornecidas em sistemas de gerenciamento de chamados; Manter registros atualizados e detalhados de problemas, soluções e feedback dos usuários; Gerar relatórios sobre padrões de problemas e propor melhorias no processo de suporte.
- **Manutenção e Atualização**:Auxiliar na manutenção e atualização de software e hardware; Participar na implementação e testes de novas ferramentas e sistemas.
- **Treinamento e Suporte Proativo**:Fornecer treinamento e orientação para usuários em novos sistemas e ferramentas; Monitorar o desempenho dos sistemas e antecipar possíveis problemas antes que afetem os usuários.
- **Colaboração e Melhoria Contínua**:Trabalhar em colaboração com outras equipes de TI e departamentos para resolver problemas complexos e melhorar processos; Contribuir para a criação e revisão de documentação técnica e processos operacionais.