Definir a visão do produto: Manter uma visão clara do produto e comunicá-la de forma eficaz com sua equipe de desenvolvimento e às partes interessadas.
Priorização: Definir as prioridades do backlog de trabalho junto ao time, determinando quais funcionalidades e incrementos são mais significativos para atender à cadencia de entregas incrementais.
Definir requisitos: Trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas para entender e documentar os requisitos do produto. Isso envolve a criação de épicos, histórias de usuário, critérios de aceitação e outros artefatos necessários para guiar o desenvolvimento, incluido leitura e interpretação de documentações técnicas.
Participação em reuniões: Conduzir reuniões de planejamento e refinamento do trabalho, garantindo compreensão integral dos objetivos e requisitos do produto. Quando em agendas técnicas, participar ativamente, ampliando seu repertório para melhores tomadas de decisão.
Feedback constante: Fornecer feedback contínuo à equipe de desenvolvimento durante o ciclo de desenvolvimento, seja compartilhando visão de produto, validação das entregas e comunicação de alterações de escopos.
Medir sucesso: Adquirir conhecimento da operação dos produtos e funcionalidades criadas, se atentando a adesão e comportamentos em um ambiente produtivo, e coletando informações para melhoria espontânea do produto. Permanecendo como agentes promotores de ajustes quando algo não estiver aderente ao esperado.
Colaborar com stakeholders: Atuar como um ponto de contato entre sua equipe de desenvolvimento e as partes interessadas, garantindo uma comunicação eficaz e mantendo todas as partes informadas sobre o progresso do produto.
Entrega de valor: Garantir que o produto entregue valor mensurável aos clientes e à organização. Mensurável de forma a garantir que métricas de negócio sejam acompanhadas e interpretadas para auxiliar na criação de novas iniciativas.
Adaptabilidade: Adaptar o produto à medida que as necessidades e o mercado evoluem. Isso pode envolver a adição ou remoção de funcionalidades à medida que o produto se desenvolve.
Treinar e capacitar: Fornecer orientação e treinamento para os profissionais juniores, ajudando-os a entender o domínio de produtos, práticas ágeis de negócio e as responsabilidades do papel de PO.
Comunicar: Estabelecer canais de comunicação de maneira a levar a informação das entregas dos incrementos aos clientes e equipes internas além dos times e pessoas envolvidas.
Governança de processos: Aderir às políticas internas relacionadas à governança de processos que a empresa adota. Isso envolve seguir os processos de gestão de projetos e políticas internas, bem como comunicar à gestão inconformidades se encontradas nas políticas.
Conhecimento:
* Postman APIs (OBRIGATÓRIO)
* Dbeaver ou similares (OBRIGATÓRIO)
* Banco de dados SQL (OBRIGATÓRIO)
* Google Sheets
* Jira Software
* Confluence
* Miro
* Figma