JOB DESCRIPTION
Auxiliar na programação e execução das auditorias em todas as áreas da cooperativa, compreendendo os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos.
RESPONSIBILITIES AND ASSIGNMENTS
- Auxiliar na elaboração do planejamento individual de auditoria interna, contemplando, entre outras ações: cronograma de atividades, levantamento de informações preliminares, alocação de recursos, observando as políticas internas e normas de auditoria aplicáveis.
- Auxiliar na elaboração do papel de trabalho (teste) contendo os exames a serem realizados, considerando o mapeamento de atividades e processos, a criticidade dos riscos, as diretrizes de compliance estabelecidas pela administração da cooperativa, bem como os riscos relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.
- Aplicar procedimentos de auditoria interna consistentes em exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos.
- Formalizar, após a revisão do sênior ou gerente, os papéis de trabalho de auditoria com os registros das análises, dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações de melhorias.
- Auxiliar na elaboração da minuta de relatório e apoiar na elaboração final do relatório da auditoria interna, apresentando os resultados de maneira objetiva e imparcial, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da cooperativa.
- Auxiliar na interface entre a cooperativa e a auditoria externa contratada para que esta possa cumprir o exame das demonstrações financeiras da cooperativa e análise do balanço patrimonial.
- Realizar auditoria interna de conformidade e avaliar continuamente seus resultados para assegurar a conformidade legal ou regulamentar em seus processos, reportando diretamente ao sênior e gestor, apoiando e organizando o ambiente interno de controle da operadora, fortemente focado em compliance, riscos e controles internos.
- Reportar ao líder/gestor quaisquer indícios de fraudes/corrupção ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho, conforme fluxos internos da cooperativa.
- Praticar todos os atos inerentes à atividade de auditoria interna tal como preconizados nas normas emanadas do conselho federal de contabilidade, Agência Nacional de Saúde Suplementar e nas políticas e procedimentos da cooperativa, bem como trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
- Auxiliar na revisão dos documentos do setor (manuais, regimentos, procedimentos e etc.) de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizados e disponíveis para acesso pela equipe.
- Acompanhar e atualizar relatórios de indicadores do setor, bem como adotar medidas de otimização e racionalização ágeis, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes.
- Auxiliar a equipe no atendimento das demandas da área de auditoria.
- Reportar ao líder/gestor quaisquer indícios de fraudes/corrupção ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho, conforme fluxos internos da cooperativa.
- Auxiliar na revisão dos documentos do setor (manuais, regimentos, procedimentos, etc.) de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizados e disponíveis para acesso pela equipe.
- Aplicar treinamento aos colaboradores de acordo com os seus conhecimentos especializados.
- Elaborar relatórios com os resultados das suas atividades, suas conclusões, sugestões e apresentar ao seu superior.
- Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
REQUIREMENTS AND QUALIFICATIONS
Requisitos:
- Superior completo em Ciências Contábeis, Administração ou Economia.
- Experiência na função correlata.
- Pacote Office Intermediário.
Desejável:
- Pós-graduação completa em Auditoria, Compliance, Controladoria e Perícia ou afins.
- Conhecimento no segmento de saúde.
- Conhecimento do sistema Unimed.
- Conhecimento com os subsistemas de GRC (Governance, risk and compliance).
- Conhecimento em softwares de auditoria – análise de dados (exemplo: ACL, IDEA, TEAM MATE, TEAM AUDIT ou similares).
- Conhecimento em COSO, SOX, Normas Internacionais para práticas de Auditoria e Lei Anticorrupção 12.846/2013.
QUEM SOMOS
A Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
Além de deter 34% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 21º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 11ª vez consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.
1. Somos 344 Cooperativas
2. 116 mil médicos cooperados
3. 17 milhões de beneficiários
4. 2.445 hospitais credenciados
5. 119 hospitais próprios
Além de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.