Controlar atividades relacionadas ao processo de Comércio Exterior, Transporte Nacional e interagir com áreas internas, fornecedores, clientes e órgãos públicos.Responsabilidades:Gestão dos processos de desembaraço aduaneiro de importação e exportação visando cumprir os prazos requisitados pela manufatura e pelos negócios comerciais;Gestão da distribuição nacional;Supervisionar os colaboradores diretos nos processos de rotina (drawback, entreposto, admissão temporária, exportação temporária);Fazer acompanhamento das atividades e projetos desempenhados pelos prestadores de serviço da área de COMEX e Transporte;Visitas aos fornecedores de transporte e auditorias nos fornecedores de transporte e COMEX;Criar alternativas para redução de custos nos processos de importação e exportação, bem como para a melhora dos processos;Estar atualizado com a legislação aduaneira;Analisar e repassar aos colaboradores as diretrizes da empresa, visando atingir o seu objetivo;Preparação e apresentação de relatórios gerenciais;Participar de negociações e desenvolvimento de fornecedores de serviços de Comex e Transporte, juntamente com os responsáveis (compras ou time global de transporte);Acompanhar os indicadores/parâmetros e, quando fora da métrica, redirecionar os trabalhos da equipe e dos prestadores de serviço;Coordenar as atividades para importação de equipamentos usados e obtenção de "Ex-Tarifário";Participar ativamente de encontros da categoria (Sindipeças) para maior expansão de conhecimento e influência nas decisões que possam impactar em nossos negócios;Implementar um sistema único de gerenciamento de dados, com objetivo de garantir a performance da área;Liderar projetos técnicos e de melhorias de processos relacionados com as áreas de COMEX e Transporte;Participar de reuniões e comunidades internacionais;Fazer gestão financeira dos custos e despesas relacionados as áreas de COMEX e Transporte.FORMAÇÃOSuperior completo em Comercio Exterior/Administração de Empresas;Sólida experiência na área em Multinacionais.
#J-18808-Ljbffr