Department Operations
- LevelExperienced (Individual Contributor)
- LocationBrazil - São Paulo
The Operation teams at Shopee covers the operational end-to-end process, from when the buyer searches for a product listed on the Shopee platform, to the moment the buyer receives the products.
The team analyses and monitors operational KPIs across the region and conducts root cause analysis when operation performance fluctuates.
The Operations team comprises Customer Service, Payment, Listings, Warehouse, Logistics, Seller Operations and Fraud.
- Sobre a Shô
- Aqui na Shô, acreditamos que cada membro de nossa equipe é fundamental para o nosso sucesso, e que diversidade de perspectivas e vivências são essenciais para movimentar nosso negócio e impulsionar o nosso propósito de mudar o mundo para melhor.
- Fazer parte do nosso time é a oportunidade de se desenvolver dentro de uma cultura de muita agilidade.
Se você ama assumir grandes responsabilidades e fazer o que nunca foi feito, a Shô é seu lugar.
Aqui você terá grandes desafios, trabalhará em colaboração com um time diverso e contribuirá para o futuro do e-commerce no Brasil, criamos impacto positivo na vida de milhões de pessoas.
Modelo de Trabalho
- Nossos times que atuam nos centros logísticos, trabalham 100% presencial.
Assim garantimos a qualidade da nossa logística e também fortalecemos nossa cultura de colaboração e agilidade.
Qual será a sua missão
- Da eficiência, direcionar as ações no sentido de melhorar os processos e maximizar a utilização dos recursos disponíveis.
Da eficácia, atuar com foco na busca pelos objetivos e resultados desejados trabalhando as entregas com qualidade garantindo a manutenção do padrão exigido.
Da inovação dispor de ideias e operar tecnologias atualizadas no sentido de aprimorar os resultados.
Da contribuição, trabalhar com foco nas necessidades e expectativas dos clientes internos/externos.
Do aprendizado, ser comprometido com o desenvolvimento pessoal no sentido de se manter competitivo e relevante para a empresa e para o mercado.
Como será o seu dia a dia
- Fazer análise diária ou por turno da programação de embarques de Line Haul atuando de forma proativa nos ajustes necessários;
- Acompanhar as operações dos PAs operados por 3pls instaladas no SOC garantindo o atendimento dos indicadores estabelecidos;
- Acompanhar a grade de coletas estabelecida para os PAs garantindo o escoamento dos pacotes produzidos;
- Dar suporte aos PAs analisando via metabase analisando as inconsistências de CTEs e direcionando as divergências identificadas para o time de suporte interno;
- Acompanhar os 3pls fornecedores de transporte para Middle Mile e o cumprimento do horário de chegada dos veículos para coleta (ETA) de acordo com o planejado;
- Acompanhar o time de carregamento do outbound e garantir o cumprimento da janela de carregamento (CPT) de acordo com o planejado;
- Acompanhar o time do outbound e garantir o atendimento do padrão na alocação das cargas nos veículos de Line Haul;
- Acompanhar os volumes embarcados por Line Haul analisando e criticando o atendimento do SPR planejado de acordo com o perfil do veículo ou capacidade estabelecida;
- Realizar o fechamento dos indicadores ao final do seu turno de trabalho e divulgar nos canais internos definidos;
- Acompanhar a programação e cobrar os 3pls nos casos em que a programação da viagem está ativa e o rostering não foi realizado dentro do prazo;
- Prospectar veículos spot via canais definidos pela Shopee, quando necessário cobertura de demandas extras;
- Abrir viagens de Line Haul no sistema interno da Shopee quando necessário o aporte de carros extras;
- Acompanhar o cumprimento da grade de coletas planejadas para 3pls híbridos;
- Atuar junto aos 3pls híbridos quando necessário adicionar veículos para coleta de volumes extras;
- Suportar os 3pls atuando junto a área interna de Security para tratativas relacionadas a cadastro de driver/veículos;
- Notificar o 3pl e registrar no sistema interno as ocorrências de no show quando do não atendimento, por parte do fornecedor, da viagem planejada;
- Notificar o 3pl e registrar no sistema interno as ocorrências de cancelamento quando da não utilização da viagem planejada;
- Notificar o 3pl e registrar no sistema interno as ocorrências de infrutíferas quando da não utilização do veículo disponibilizado pelo 3pl;
- Atuar como Guardião dos 3pls no acompanhamento dos KPIs que medem o nível de serviço dos transportadores;
- Preparar apresentação com KPIs e temas gerais para agenda semanal (WBRs) com os transportadores;
- Conduzir as agendas semanais com os 3pls para acompanhamentos dos KPIs e temas gerais relacionados ao serviço contratado;
- Estruturar e administrar plano de ação junto aos 3pls;
- Conduzir agendas com os 3pls para alinhamento de pontos operacionais de rotina diárias (dailies);
- Preencher relatórios internos com histórico de atendimento de embarques com as devidas justificativas para atendimentos não realizados;
- Suporta