Descrição do Cargo
O técnico de suporte desempenha um papel fundamental no dia a dia da nossa instituição, garantindo o funcionamento adequado dos sistemas e equipamentos de informática.
Responsabilidades:
* Prestar suporte técnico aos usuários da rede de computadores, envolvendo a montagem, reparos, instalações e atualizações diversas e configurações de equipamentos e softwares;
* Diagnosticar problemas de hardware e software, a partir de solicitações recebidas dos usuários, buscando solução para os mesmos ou solicitando apoio superior (se necessário), assegurando restabelecimento da operação normal dos serviços dos usuários o mais rápido possível, minimizando o impacto nos negócios causados por falhas de TI;
* Desenvolver aplicações baseadas em software, utilizando técnicas apropriadas, mantendo a documentação dos sistemas e registros de uso dos recursos de informática;
* Participar da implantação e manutenção de sistemas, bem como desenvolver trabalhos de montagem, simulação e testes de programas;
* Realizar o acompanhamento do funcionamento dos sistemas em processamento, solucionando irregularidades ocorridas durante a operação;
* Contribuir em treinamentos de usuários, no uso de recursos de informática, incluindo a preparação de ambiente, equipamento e elaboração material didático;
* Auxiliar na organização de arquivos, envio e recebimento de documentos, pertinentes a sua área de atuação para assegurar a pronta localização de dados, bem como elaborar relatórios de acompanhamento do trabalho técnico realizado;
* Efetuar os back-ups e outros procedimentos de segurança dos dados armazenados, e manter sigilo sobre informações de outras áreas;
* Montar e instalar equipamentos de sonorização, TVs, retroprojetores de slides e películas, - som, vídeo, e similares, testando a instalação fazendo as conexões convenientes;
* Controlar agendamentos para o uso de equipamentos multimídia e de laboratórios de informática, bem como manejar equipamentos audiovisuais, projetando vídeos e coordenando o sistema elétrico durante as projeções;
* Instalar alto-falantes e microfones nos lugares apropriados, ligar os amplificadores por intermédio de conectores elétricos Executar pequenos trabalhos de manutenção de aparelhagem;
* Organizar e analisar o estoque de equipamentos e de componentes eletrônicos, para garantir a real necessidade de reabastecimento conforme as características próprias de cada um;
* Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho;
* Sugerir, juntamente ao Gerente de TI e/ou Supervisor do Núcleo, metodologias de trabalho mais eficazes;
* Executar outras tarefas correlatas e demais atividades inerentes ao cargo por determinação superior imediato.