Nível de formação requisitado para o cargo é Ensino Superior completo ou em andamento nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Agronegócio e outras áreas afins.
Conhecimentos necessários:
* Produtos e serviços financeiros
* Cooperativismo de crédito
* Economia básica
* Lei geral de micro e pequenas empresas (básico)
* Agricultura familiar
* Agronegócio (básico)
* Negociação
* Comunicação focada no associado
* Tecnologia
* Orientação para servir
Para a certificação da Anbima, o CPA-10 é obrigatório.
A certificação da Anbima é um diferencial no seu currículo.
O consultor financeiro utiliza dados da carteira para estimular os associados sobre soluções financeiras adequadas às suas necessidades, verificando se fazem sentido para o momento de vida. Apoia os associados em suas decisões sobre produtos e serviços financeiros, criando estratégias para a vida financeira e gerando impacto positivo nas comunidades onde a cooperativa está inserida.
O gestor de carteira de associados responde pela administração e desenvolvimento da carteira de associados do segmento Agro, cumprindo a agenda comercial estabelecida, apresentando soluções financeiras adequadas às necessidades dos associados, comercializando produtos e serviços aderentes às metas estabelecidas e visando o cumprimento do planejamento estratégico.
A prospecção visa identificar novos associados, realizando estudos de potencial da carteira, conhecendo o ramo da atividade desempenhada pelo associado, o grau de endividamento. Realiza visitas e participa de eventos para aumentar o quadro social.
O especialista digital facilita a interação dos associados com os canais de autoatendimento e autoserviço, visando agilidade e direcionamento dos associados para as soluções digitais. Presta orientação para associados utilizarem melhor os produtos e tecnologia disponíveis.
As atividades transacionais incluem controlar os níveis de endividamento da carteira e elaborar medidas de resolução da inadimplência, evitando custos e envolvimento judicial. Além disso, realiza cadastro e atualizações dos dados de associados.
O integrador de novos associados realiza a integração de novos associados, explicando sobre o Sicredi, tirando dúvidas e visando o engajamento do associado com os valores do cooperativismo.
Eventualmente, pode realizar transações financeiras de pagamentos, recebimentos e transferências, conforme demanda.