Sob a supervisão do/a Coordenador/a de Comunicação, o/a Assessor/a de Comunicação Digital contribui para o posicionamento do CICV nos países da região (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), em particular no Brasil, apoiando e garantindo a divulgação de uma imagem positiva da instituição, suas atividades e preocupações humanitárias ao público externo e interno nas redes sociais e página web, em especial, além de contribuir para o diálogo e engajamento com o público.
Contribui para a preparação e implementação do planejamento anual (PfR), estratégias, planos de ação e orçamento do departamento de Comunicação (COM) da Delegação Regional (DR).
Este trabalho é desenvolvido em conjunto com a equipe de Comunicação e inclui missões no Brasil, na região e internacionalmente.
**Responsabilidades e atribuições**
- Analisa a percepção e a reputação do CICV no ambiente digital junto com a equipe de comunicação da DR e ajuda a tomar decisões a respeito;
- Contribui na elaboração e implementação do planejamento anual, estratégias, planos de ação e orçamento do departamento de Comunicação da Delegação Regional;
- Define, monitora, atualiza e garante a gestão e implementação das estratégias, planos de ação e metas da Delegação Regional Brasilia em material de comunicação digital, alinhada com a estratégia global de comunicação digital do CICV;
- Define e planeja o conteúdo digital semanal e mensal que apoia as prioridades operacionais da DR e os objetivos de comunicação externa;
- Desenvolve materiais de comunicação digital da Delegação Regional para o posicionamento e visibilidade do CICV no Brasil (página web, página país, Facebook, Twitter, instagram, whatsApp, entre outros) e na região, garantindo que os formatos se adaptem aos diferentes públicos e respondam às necessidades operacionais e institucionais;
- Gerencia as páginas web dos países da delegação em português e espanhol, a conta do Twitter e outra ferramentas digitais da DR, além da colaboração com colegas da região em iniciativas com o Instagram Américas e outras;
- Contribui na assessoria e implementação de ações de Comunicação para as atividades operacionais e de _branding_ desenvolvidas pelo CICV e parceiros no Brasil.
Entre outras ações, o planejamento, organização, desenvolvimento de conteúdo, seguimento, cobertura, avaliação e relatório de eventos, exposições, cursos, oficinas e outras ações de visibilidade (_strategic anchoring_), participação COM no trabalho em violência urbana, migração e com familiares de pessoas desaparecidas em cidades brasileiras.
Este trabalho é desenvolvido em conjunto om a equipe de Comunicação e inclui missões no Brasil, regionais e internacionais;
- Tendo em vista a concretização das prioridades institucionais, estabelece orçamento e custos planejados associados com as atividades e objetivos da COM Digital e faz o seguimento da implementação orçamentária da sua área;
- Trabalha em colaboração e coordenação com o RCC BUE (Centro de Comunicação do CICV em Buenos Aires) e a equipe digital regional.
**Requisitos e qualificações**
- Experiência profissional prévia na área de Comunicação, com experiência comprovada em comunicação digital;
- Experiência em produção de conteúdo e edição de textos para diferentes plataformas digitais e suas linguagens;
- Experiência com marketing digital;
- Experiência em publicação e participação em plataformas de mídia social (Facebook, Twitter, Instagram, etc.
);
- Experiência em edição web por meio de ferramentas profissionais (tais como Drupal, WordPress) e familiaridade com a otimização para mecanismos de busca (SEO);
- Experiência no uso de ferramentas que permitem entender diferentes públicos (Facebook Business, teste A-B);
- Conhecimento sobre a estrutura e funcionamento dos meios de comunicação;
- Conhecimento sobre as diferentes plataformas de redes sociais e diferentes audiências.
- Excelente capacidade de redação em português;
- Espanhol e inglês fluentes (oral e escrito);
- Conhecimento de ferramentas de design online, como Canvas;
- Profundo conhecimento das plataformas de redes sociais, bem como ferramentas de análise e métricas (Google Analytics, Facebook e Twitter Insights e ferramentas de terceiros como Simple Measure ou Sprinkler);
- Compreende a linguagem e os tipos de conteúdo de cada rede social (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube) e domina a produção de conteúdo de acordo com cada uma delas, com foco na interação com o público;
- Tem conhecimento do uso de ferramentas pofissionais de edicação de vídeo e fotos, como Adobe Photoshop y Adobe Premier;
- Conhecimento histórico, político e social do Brasil e dos demais países da Delegação;
- Capacidade de analisar e sintetizar a realidade política, social e de problemáticas humanitárias e de direitos humanos da região;
- Domínio do