CargoBolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – Área: Materiais Magnéticos.ProjetoImplantação do Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (GraNioTerMCTI) – Projeto FINEP.Número do projetoSalário/bolsaR$ 4.,/mêsFormaçãoEngenharia ou Ciência dos Materiais, Química, Física ou áreas correlatasCarga horária h/semanaLocal de trabalhoCentro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, Campus da UFMG na Pampulha, Belo Horizonte, MGHabilidadesAtividades desenvolvidasDescrição
Descrição das atividades a serem desempenhadas
O profissional selecionado atuará subordinado à Coordenação Técnica doProjeto GraNioTer-MCTI, no CDTN, no apoio em atividades de gestão emPD&I, como:
1. Apoio na implementação do Laboratório de Materiais Magnéticos doGraNioTer-MCTI;
2. Apoio técnico aos projetos de PD&I em temas relacionados aosmateriais e nanomateriais magnéticos;
3. Atuação nas demandas de caracterização e análises;
4. Elaboração de propostas de solução de problemas relacionados àsaplicações tecnológicas dos materiais e nanomateriais magnéticos;
5. Elaboração de relatórios e laudos técnicos;
6. Elaboração e apresentação de relatórios periódicos de acompanhamento à Coordenação Geral.
Exigência do Cargo/Vaga
7. Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetivaexperiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação; eFormação acadêmica em uma das seguintes áreas: Engenharia ou Ciênciados Materiais, Química, Física ou áreas correlatas, com experiênciacomprovada em áreas temáticas relacionadas a materiais magnéticos.
Diferencial na formação do candidato
8. Especialista (mestre ou doutor) com formação em magnetismo, materiaise nanomateriais magnéticos, com experiência em áreas como crescimentode filmes finos e multicamadas, síntese de nanomateriais magnéticos,caracterização de propriedades estruturais e magnéticas por diferentestécnicas (como DRX, VSM, MEV, Espectroscopia Mössbauer, MOKE, etc.),instrumentação científica.
9. Proficiência em língua inglesa.
10. Os candidatos deverão demonstrar perfil de independência, capacidade delidar com desafios, boa capacidade de comunicação e relacionamentointerpessoal, alta qualificação técnica.
11. O processo de seleção estará ancorado na análise dos currículosavaliando-se tanto a capacitação quanto à adequação do perfil docandidato às atividades do Projeto.
12. O processo de seleção poderá incluir entrevista, além de outrasinformações a serem solicitadas a critério da comissão de seleção.