Coordenador/a de Escritório, PRM, Boa Vista
A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todos. Trabalhamos em toda a América Latina e no Caribe para tornar nossa região mais forte: mais saudável, mais pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para as gerações atuais e futuras.
Há 60 anos atendemos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Somos parceiros e capacitamos a sociedade civil, os governos e o setor privado para o bem da região.
Visão geral da Posição
A posição de Coordenador/a de Escritório, PRM, Brasil está localizada em Boa Vista – RR e se reporta ao Diretor Técnico do Programa.
A responsabilidade é a gestão das operações administrativa no território, coordenando, supervisionando e provendo suporte técnico à toda a equipe da organização atuando na gestão.
O(A) profissional deve atuar gerindo e articulando o trabalho da PADF em parceria com as equipes do programa em cooperação com a Força Tarefa da OPA, agências da ONU, organismos governamentais, parceiros implementadores e sociedade civil.
Resumo das principais funções
1. Garantir o cumprimento dos princípios humanitários em toda a sua atuação.
2. Coordenar a equipe, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo, eficiente, ético e respeitoso.
3. Coordenação nas atividades desenvolvidas pela organização e equipe de campo sob sua responsabilidade e responder à diretoria do projeto sobre essas atividades e desempenho da equipe, bem como sobre a ocorrência de incidentes e alta complexidade e/ou que possam apresentar riscos à população de interesse e aos(às) colaboradores(as).
4. Gerir a concepção e planejamento das atividades, ações, incluindo a definição de objetivos, metas e estratégias de implementação.
5. Fornecer orientação técnica e liderança para equipes de campo, atribuir responsabilidades, definir papéis e garantir a colaboração e implementação eficaz.
6. Manter um relacionamento positivo e colaborativo com parceiros implementadores a Força Tarefa, Agencias da ONU organizações parceiras governamental e sociedade civil relevantes para de ações de proteção e de acesso a serviços essenciais.
7. Apoiar e acompanhar o desenvolvimento das atividades e ações dos parceiros implementadores.
8. Elaborar relatórios mensal, trimestral e anual de desenvolvimento, progresso e resultados das atividades de proteção.
9. Assegurar que os processos internos estejam alinhados com os valores e objetivos da organização.
10. Coordenar a comunicação interna, garantindo que as informações fluam adequadamente entre as equipes.
11. Cumprimento de suas funções conforme descrição do cargo, Código de Ética e Conduta, protocolos internacionais humanitários e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
12. Supervisionar a gestão de recursos, incluindo suprimentos de escritório, equipamentos e instalações.
Conjunto de habilidades funcionais
1. Liderança inspiradora e capacidade de motivar equipes em ambientes desafiadores.
2. Habilidade para planejar a médio e a longo prazo, mantendo foco prático nas necessidades imediatas.
3. Comunicação, escuta empática e não violenta, e habilidade para mediação e solução de problemas.
4. Sensibilidade social e cultural.
5. Foco, adaptabilidade e ética de trabalho.
6. Capacidade de tomada de decisão.
7. Adaptabilidade e flexibilidade para operar eficazmente em contextos humanitários complexos e em rápida mudança.
8. Habilidades para comunicar conceitos e procedimentos complexos em linguagem e mensagens simples.
9. Disponibilidade para viagem.
10. Capacidade de trabalhar em equipe e abertura para responder positivamente a diferentes pontos de vista e críticas sobre seu desempenho individual, bem como fazer os ajustes necessários.
Habilidades e experiências
Requisitos:
1. Ensino Superior completo nas áreas de Relações Internacionais, Psicologia, Serviço Social, Gestão de Terceiro Setor, e/ou áreas afins de Ciências Humanas e Sociais.
2. Três (3) anos de experiência com gestão de pessoas e supervisão de equipes.
3. Experiência em projetos de âmbito social em áreas de grande vulnerabilidade e/ou deslocamento forçado.
4. Experiencia em atendimento no contexto de fronteira e dos processos e fluxos atendimento abrigamento, documentação de refugiados, migrantes e apátrida em território brasileiro.
5. Conhecimento de software, relatórios e planejamento de gestão de informações.
6. Boa escrita, comunicação e habilidades interpessoais.
7. Fluência (oral e escrita) em português e espanhol avançado (domínio comprovado).
Qualificações desejáveis
Requisitos adicionais:
1. Nível superior avançado (preferencialmente) Direitos Humanos, Relações Internacionais, Serviço Social, Psicologia Social, Gestão de Pessoas.
2. A experiência prévia na área de Cooperação Internacional é uma vantagem.
3. Inglês intermédio ou avançado é um diferencial.