O **Analista de Sinistros** realiza análise de processos de sinistros, confrontando a reivindicação do associado com os termos do regulamento.
Estuda evidências da ocorrência do sinistro, avaliando causas e efeitos e analisando informações sobre natureza e avarias.
Confere a veracidade dessas informações, confrontando-as com Boletim de Ocorrência e laudos apresentados.
Pode solicitar informações complementares, vistoria ao bem sinistrado ou, mesmo, sindicância sobre o sinistro, para evitar ilícitos.
Realiza o procedimento de liquidação calculando o valor de indenização e, se for o caso, encaminhando o processo para pagamento ao associado.Presta informações e, sempre que possível, atende aos associados, agilizando o envio de documentações para reduzir o tempo para conclusão do processo.
- Propor sindicância sempre que necessário;
- Avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal - causa e efeito;
- Expressar-se de forma oral e escrita;
- Realizar entrevista com associados e/ou terceiros sobre o sinistro;
- Analisar fotos e documentos do evento;
- Identificar possíveis fraudes;
- Elaboração de negativas;
- Aplicação do código de trânsito brasileiro, regulamento interno e legislação vigente;
- Monitoramento de prazos e fluxos dos sinistros;
- Realizar o procedimento de liquidação/indenização;
- Alimentação e manutenção no sistema das informações referentes aos sinistros;
- Atendimento ao associados e terceiros presencialmente ou pelos canais de comunicação;
- Rotinas administrativas.